garimpo ilegal

Terras Yanomamis: 100 homens da Força Nacional chegam nesta terça em Roraima

O pedido foi feito pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Ministério dos Povos Indígenas.

O governo federal terá nova estrutura permanente em Roraima para coordenar as ações e serviços públicos direcionados aos indígenas yanomami. A informação é do ministro da Casa Civil, Rui Costa, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (9), no Palácio do Planalto
Governo terá estrutura permanente para apoio e segurança aos yanomami – Crédito: Andressa Anholete/Getty Images

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que, atendendo a um pedido feito pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Ministério dos Povos Indígenas, 100 homens da Força Nacional desembarcam em Roraima até amanhã. A medida busca recuperar as terras que pertencem aos Yanomamis.

Publicidade

“Eu determinei hoje o deslocamento de mais 100 integrantes da Força Nacional que estarão entre hoje e amanhã chegando ao estado de Roraima para, com isso, fortalecer especialmente a segurança das bases da Funai e também dos postos de saúde. A primeira missão da Força Nacional em território Yanomami será esta. E nós teremos a atuação da PF [Polícia Federal], com o apoio logístico das Forças Armadas, para efetuar a desintrusão, garantiu.

Há a expectativa do aumento do fluxo de pessoas saindo da região do garimpo nos próximos dias. Flávio Dino rechaçou a ideia de que o governo esteja facilitando a fuga em massa de criminosos.

“Isso não é um caminho de impunidade porque as investigações estão sendo feitas e continuarão a ser feitas. Mas nós temos que entender que é uma situação política e social de alta complexidade e é preciso ter um planejamento. O uso da força sem planejamento poderia piorar o problema instalado no estado de Roraima e nós não desejamos isso”, reforçou.

Dino afirmou em suas redes sociais que busca que a desintrusão das terras indígenas ocorra em paz e sem conflitos.

Publicidade

Publicidade

A SITUAÇÃO YANOMAMI E O GARIMPO ILEGAL

A Terra Yanomami é o maior território indígena do Brasil e enfrenta uma situação absurda atualmente. A Terra sofre umas das piores crises sanitárias da história.

O garimpo ilegal na região promove intensamente o aumento de doenças no território, causa violência, conflitos armados, devasta o meio ambiente, tanto com desmatamento, quanto com a poluição de rios com mercúrio e, além disso, espanta a caça, degradando os recursos naturais dos Yanomamis.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.