GRATUIDADE

Farmácia Popular: veja a lista dos remédios que serão distribuídos gratuitamente

Os medicamentos que passaram a ser gratuitos são utilizados em tratamento de rinite, colesterol alto, doença de Parkinson e glaucoma

Os novos medicamentos do Farmácia Popular são utilizados em tratamento de rinite, colesterol alto, doença de Parkinson e glaucoma.
Programa Farmácia Popular Amplia Acesso a Medicamentos essenciais! Quem tem direito? – Créditos: Canva

O Programa Farmácia Popular do Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde para promover o acesso à saúde, revelou nesta quarta-feira (10) que haverá dez novos remédios disponíveis para retirada gratuita. Agora, medicamentos para tratar problemas como colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma, estão liberados sem custo algum para os beneficiários do programa.

Publicidade

Anteriormente, os usuários precisavam pagar uma porcentagem do custo dos medicamentos, mas com a nova medida, estima-se que pelo menos 3 milhões de pessoas poderão economizar até R$ 400 por ano, um grande alívio no orçamento de muitas famílias. De acordo com a estimativa do governo, mais de 3 milhões de beneficiários terão a chance de economizar até R$400 por ano.

Quais são os novos medicamentos gratuitos?

Confira a lista completa dos medicamentos disponíveis a partir de agora no Farmácia Popular:

  • Sinvastatina de 10mg, de 20mg e de 40mg
  • Carbidopa de 25mg + Levodopa de 250mg
  • Cloridrato de Benserazida de 25mg + Levodopa de 100mg
  • Maleato de Timolol de  2,5mg e de 5mg
  • Budesonida de 32mcg e de O50mcg
  • Dipropionato de Beclometasona de 50mcg/dose

Para ter acesso aos medicamentos do programa, os pacientes devem visitar uma farmácia ou drogaria que seja credenciada ao Farmácia Popular, identificável pelo selo “Aqui tem Farmácia Popular“. É necessário apresentar documento oficial com foto e o CPF juntamente com uma receita médica válida, que pode ser emitida tanto por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por médicos particulares.

Informações adicionais sobre o Farmácia Popular

Juntamente com os novos medicamentos gratuitos, o Programa Farmácia Popular já oferecia um vasto leque de medicamentos para diversas condições, incluindo diabetes, asma e hipertensão, além de subsidiar outros tratamentos.

Publicidade

Apenas dois medicamentos do total de 41 disponíveis pelo programa continuam não sendo inteiramente gratuitos: o dapagliflozina 10 mg, utilizado em tratamento de diabetes associada a  doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas.

Para retirada das fraldas, é necessário que o paciente tenha mais de 60 anos ou comprove necessidade por condição de deficiência, apresentando prescrição médica, laudo ou atestado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.