PERIGOSA

Quais são os sintomas de Mpox? Saiba mais

Considerada uma emergência de saúde pública global, a doença tem sintomas graves e se dissemina rápido

Considerada uma emergência de saúde pública global pela OMS, a mpox tem sintomas graves e se dissemina rápido.
A mpox é uma doença zoonótica viral – Créditos: Canva

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a doença mpox é uma emergência de saúde pública global. Esta decisão vem após um número crescente de casos fora da República Democrática do Congo. O principal motivo para a classificação é a sua rápida disseminação e a gravidade dos sintomas.

Publicidade

Esta doença viral, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, pode se espalhar facilmente através do contato próximo e físico com pessoas ou animais infectados, além de materiais contaminados. O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus e o início dos sintomas (período de incubação) varia de três a 16 dias, podendo chegar a 21 dias. Após as crostas das lesões desaparecerem, o paciente não transmite mais o vírus.

Sintomas da mpox: o que observar?

Os sintomas mais comuns da mpox incluem erupções cutâneas (lesões de pele) e linfonodos inchados (adenomegalia). No entanto, há uma série de outros sinais que podem indicar a presença da doença.

  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Calafrios
  • Fraqueza

As erupções podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, e podem formar crostas que eventualmente secam e caem. Normalmente, essas lesões começam a aparecer de um a três dias após o início da febre, mas em algumas situações podem surgir antes dos primeiros sinais febris.

O que fazer em caso de suspeita da doença?

Se você ou alguém que você conhece apresenta sintomas ou teve contato próximo com um caso confirmado ou suspeito de mpox, é fundamental procurar uma unidade de saúde para avaliação médica imediata e informar sobre qualquer contato próximo com pessoas infectadas.

Publicidade

Caso a doença seja confirmada, assegure-se de seguir as orientações de isolamento fornecidas pelos profissionais de saúde para evitar a disseminação do vírus.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.