O Governo Federal vai flexibilizar a retirada de remédios do programa Farmácia Popular para permitir que os pacientes que tenham perdido os produtos durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul possam repor o estoque. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Remédios serão repostos
“No Farmácia Popular, os remédios perdidos podem ser repostos com uma segunda retirada. As medidas se somam ao envio de medicamentos prioritários que já havíamos feito. Temos que garantir a continuidade de tratamentos e os insumos para todos os atendimentos no Rio Grande do Sul!”, escreveu a ministra da Saúde em postagem nas redes sociais.
Outra medida anunciada é a antecipação de R$ 40 milhões em repasse ao estado para a aquisição de remédios. “A antecipação equivale ao valor de todos os repasses mensais que seriam feitos até o fim do ano”, afirmou Nísia Trindade.
A pasta da Saúde também informou o envio, até o próximo domingo (12), de mais kits de emergência para atender até 300 mil pessoas durante 15 dias. Os kits incluem 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas e seringas, e serão enviados a 100 unidades de saúde no Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta quinta-feira (9) uma lista com nomes dos mortos e desaparecidos em razão das enchentes que assolam o estado. Confira a lista completa no site da Defesa Civil.
Prefeito Melo teve um ano p/ consertar comportas de proteção contra enchentes, que já haviam mostrado defeito na última cheia. Também ñ consertou o sistema de bombas. Para piorar, ñ criou contenção p/ o sistema de esgoto pluvial que agora é o principal duto da inundação. pic.twitter.com/p5RezCpBMA
— Adriano Marcello (@a_marcellos) May 3, 2024
* Texto publicado com informações da Agência Brasil.