Pseudomonas aeruginosa

Saiba mais sobre o colírio contaminado que causou a morte de quatro pessoas nos EUA

Dezoito estados norte-americanos registraram 81 casos de contaminação pela bactéria

colirio
(Crédito: Will Russell/Getty Images)

O uso de um colírio contaminado resultou na morte de quatro pessoas nos Estados Unidos. O remédio estava contaminado com uma espécie de bactéria rara, resistente a medicamentos, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Publicidade

Ao todo, 81 casos foram relacionados à contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa até agora no país, dentre eles há quatro vítimas fatais, 14 pessoas que perderam a visão e outras quatro que tiveram os globos oculares removidos cirurgicamente.

A bactéria Pseudomonas aeruginosa tem um perfil resistente ao tratamento com antibióticos. Os casos foram identificados em 18 estados norte-americanos, incluindo Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Flórida, Illinois, Carolina do Norte, Nova Jersey, Novo México, Nevada, Nova York, Ohio, Pensilvânia, Dakota do Sul, Texas, Utah, Washington e Wisconsin.

Marcas envolvidas

Segundo o CDC, na última na sexta-feira (19/5), a maioria dos pacientes havia usado colírios das marcas EzriCare e Delsam Pharma, fabricados pela Global Pharma Healthcare, na Índia. Inspetores de saúde visitaram a fábrica no país asiático, onde descobriram problemas no processo de fabricação e testagem.

Os produtos foram recolhidos das farmácias em fevereiro, quando a agência Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa, emitiu um comunicado de alerta avisando a população para não comprar os colírios. Ao menos sete pessoas foram diagnosticadas após o recall.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.