PESQUISA

Saúde sexual: Brasil na 20ª posição em ranking

O estudo, intitulado “Love life satisfaction around the world”, entrevistou 22.269 pessoas de 31 países, com idades entre 16 e 74 anos

saude-sexual-brasil
Beijo – Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

Você está contente com a sua vida sexual e amorosa? Aparentemente, o brasileiro ainda tem a melhorar. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revela que o Brasil está distante dos países mais satisfeitos quando se trata de vida amorosa e sexual.

Publicidade

O estudo, intitulado “Love life satisfaction around the world”, entrevistou 22.269 pessoas de 31 países, com idades entre 16 e 74 anos. De acordo com os resultados, o Brasil ocupa a 20ª posição no ranking de satisfação com a vida íntima. Em contraste, Índia, México e China lideram a lista.

Saúde sexual abaixo da média

Segundo a sexóloga Fernanda Purificação, ao G1, diversos fatores contribuem para essa baixa colocação. Ela destaca que a saúde sexual vai além de mera satisfação pessoal e desempenha um papel vital no bem-estar geral.

“Um gozo libera o que chamo de dose do prazer: dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina, que são hormônios extremamente benéficos à saúde como um todo,” explica Fernanda. Ela também aponta que a comunicação entre parceiros é crucial para uma vida sexual satisfatória.

Para quem busca melhorar suas experiências, a criatividade e a comunicação são chaves essenciais. Explorar novas possibilidades e manter o relacionamento erótico pode transformar a vida íntima.

Publicidade

Fernanda sugere: “Explorar e ser criativo, erotizar a relação, estar aberto a experimentar novas coisas pode manter a relação sexual interessante e muito mais prazerosa, lembrando novamente, consentindo sempre.”

Práticas que ajudam a melhorar a vida sexual

Segundo a Dra. Talita Pavarini, coordenadora do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares do Coren-SP, ao G1, não faltam práticas que podem ajudar a relaxar e melhorar a experiência íntima. A aromaterapia, por exemplo, combina os benefícios táteis da massagem com os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais.

“Durante a massagem, os óleos essenciais podem ser diluídos em óleos carreadores e aplicados diretamente na pele, combinando os benefícios táteis da massagem com os efeitos aromáticos terapêuticos,” afirma Pavarini, especialista em aromaterapia.

Publicidade

A saúde sexual está intrinsecamente ligada à comunicação e à abertura para novas experiências. Além disso, práticas como a aromaterapia e a massagem podem proporcionar um relaxamento adicional que enriquece a vida sexual.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.