MONKEYPOX

Varíola dos macacos pode ser transmitida de dono para cachorro, aponta pesquisa

Vírus que infectou animal é 100% geneticamente igual ao que infectou tutores.

Varíola dos macacos pode ser transmitida de dono para cachorro, aponta pesquisa
Donos dormiam com cachorro na mesma cama enquanto estavam infectados (Créditos: John Moore/Getty Images)

O primeiro caso de um cachorro infectado com a varíola dos macacos foi registrado na França, de acordo com um caso publicado na última quarta-feira (10) na revista científica The Lancet. O estudo também indica que o animal foi contaminado pelos seus próprios donos.

Publicidade

De acordo com o artigo, o cachorro infectado pode ser a primeira evidência da transmissão de humanos para animais da varíola dos macacos

Os donos dos animais são dois homens homossexuais que vivem juntos, mas não têm uma relação monogâmica. Os tutores também relataram o costume de dormirem com o animal na cama.

O cachorro começou a manifestar feridas na pele 12 dias depois dos donos terem sido diagnosticados com o vírus. O animal foi submetido a testes PCR e o diagnóstico foi positivo para a doença.

Os tutores também disseram que evitaram o convívio do cachorro com outros animais e outras pessoas desde que começaram a manifestar sintomas da infecção da doença.

Publicidade

Esse é o primeiro caso do vírus infectando animais domésticos. Na Europa e nos EUA, lugares onde a varíola dos macacos é endêmica, primatas e pequenos roedores já foram relatados como vetores da doença, mas nunca antes cães ou outros animais normalmente criados dentro de casa.