valor cultural

Apple pede desculpas pelo anúncio do novo iPad Pro

Na propaganda, uma prensa industrial esmaga ferramentas de criação, o que enfureceu artistas e criadores de conteúdo

A Apple pediu desculpas por um anúncio que divulgava o iPad Pro e que enfureceu artistas, músicos e outros criadores de conteúdo.
O comercial intitulado “Crush!” apresenta uma prensa industrial esmagando instrumentos musicais e outras ferramentas de criação – Crédito: Reprodução/YouTube – Apple

A Apple pediu desculpas por um anúncio que divulgava o mais recente iPad Pro e que enfureceu artistas, músicos e outros criadores de conteúdo. A empresa disse à AdAge que o vídeo “não atingiu o objetivo” e não veiculará o anúncio na televisão.

Publicidade

O comercial intitulado “Crush!” apresenta uma prensa industrial esmagando instrumentos musicais e outras ferramentas de criação. O conceito visava representar a substituição dessas ferramentas pelas funcionalidades do novo iPad Pro. No entanto, o vídeo foi criticado por parecer desconsiderar o valor artístico e cultural das ferramentas tradicionais.

A decisão da Apple de veicular este anúncio foi amplamente questionada, especialmente num momento em que existe uma preocupação crescente com o impacto das tecnologias de IA generativa nas artes e no trabalho criativo. Há também um debate contínuo sobre como essa tecnologia poderia substituir humanos em vários papéis profissionais.

O propósito do anúncio da Apple era atuar como uma metáfora para destacar as ferramentas criativas disponíveis com o investimento no novo iPad Pro.

O vídeo foi exibido durante o “Apple Event” na terça-feira (7) e mostrava uma variedade de instrumentos e ferramentas de expressão criativa (como guitarras, amplificadores, vitrolas, TVs) sendo comprimidos por uma prensa industrial, ao som de “All I Ever Need Is You” de Sonny & Cher.

Publicidade

“A criatividade está no nosso DNA na Apple, e é incrivelmente importante para nós projetar produtos que empoderem pessoas criativas ao redor do mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar as inúmeras maneiras como os usuários se expressam e trazem suas ideias à vida através do iPad. Não atingimos o objetivo com este vídeo, e pedimos desculpas”, pontuou Tor Myhren, VP de comunicações de marketing da Apple.

Repercussão negativa para a Apple

O comercial foi divulgado semanas antes de a Apple subir ao palco na WWDC para revelar suas funcionalidades de IA generativa (aquela capaz de “criar”), que têm gerado grande expectativa entre seus investidores.

Publicidade

O vídeo, que ainda está disponível na conta X (ex-Twitter) do CEO Tim Cook, acumulou mais de 53 milhões de visualizações. A campanha lançou uma sombra sobre o lançamento positivo das novas versões do iPad e do novo chip M4 na terça-feira.

Um usuário comentou que “esse anúncio efetivamente me convenceu de que preciso de menos tecnologia em minha vida”, enquanto outros expressaram que isso os fez “odiar” os produtos da Apple. “Anúncio totalmente desnecessário e extremamente deprimente!”, afirmou outro usuário. “Para mim, ele teve o efeito oposto do que a Apple queria.”

A Apple possui uma equipe de marketing interna responsável pela criação de muitos de seus comerciais, além de colaborar com a agência Media Arts Lab para algumas de suas campanhas. Não foi especificado se o anúncio do iPad Pro foi produzido pela Apple ou pela agência.

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.