pronunciamento oficial

ByteDance nega planos de vender o TikTok nos EUA

Autoridades norte-americanas têm preocupações com a influência de Pequim sobre o aplicativo, especialmente em relação à possível manipulação de conteúdo ou compartilhamento de dados com o governo chinês

ByteDance nega planos de vender o TikTok nos EUA
ByteDance nega planos de vender o TikTok nos EUA – Crédito: Drew Angerer/Getty Images)

A controladora chinesa do TikTok, ByteDance, afirmou que não planeja vender a plataforma de mídia social. O pronunciamento oficial foi a aprovação de um projeto de lei nos EUA que poderia levar à sua proibição nacional caso o aplicativo não se fosse vendido.

Publicidade

Os relatos da mídia estrangeira de que a ByteDance está explorando a venda do TikTok são falsos. A ByteDance não tem nenhum plano de vender o TikTok”, declarou a empresa em um comunicado.

Autoridades dos EUA apontam “ameaça chinesa

O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso dos EUA nesta semana como parte de um amplo pacote de ajuda externa para Israel e Ucrânia, passando pela Câmara no sábado e pelo Senado na terça-feira.

Essa legislação representa o maior risco para o TikTok desde que os EUA começaram a levantar preocupações sobre o aplicativo em 2020.

De acordo com a nova lei dos EUA, o TikTok tem que encontrar um novo proprietário em poucos meses ou será completamente banido do país, seu maior mercado com 170 milhões de usuários.

Publicidade

Na quarta-feira, o CEO do TikTok, Shou Chew, disse que a empresa lutaria nos tribunais para permanecer online nos EUA. “Fique tranquilo, não vamos a lugar nenhum”, disse ele em um vídeo postado no aplicativo.

@tiktokOur CEO, Shou Chew, shares a special message on behalf of the entire TikTok team to thank our community of 150 million Americans ahead of his congressional hearing later this week.♬ original sound – TikTok

Publicidade

O governo chinês já manifestou oposição à venda forçada do TikTok e possui a capacidade legal para impedir isso, considerando a tecnologia do aplicativo altamente valiosa. Desde 2020, a China tomou medidas para garantir que possa vetar qualquer venda da ByteDance.

Os legisladores dos EUA têm preocupações com a influência de Pequim sobre o TikTok, especialmente em relação à possível manipulação de conteúdo ou compartilhamento de dados com o governo chinês. Até o momento, há poucas evidências para sustentar essas preocupações.

No entanto, como uma empresa chinesa, a ByteDance está sujeita a várias leis nacionais de inteligência, segurança de dados e segurança cibernética, incluindo a Lei de Inteligência Nacional da China de 2018, que exige cooperação com o trabalho de inteligência nacional.

Publicidade

Como resultado, vários países já proibiram ou restringiram o TikTok, com a lei dos EUA sendo uma das medidas mais abrangentes. A Índia, por exemplo, baniu totalmente o aplicativo em 2020.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.