O presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, anunciou nesta segunda-feira (20), que vai demitir mais 9 mil funcionários, em uma segunda rodada de cortes na empresa.
Com este novo anúncio, pelo menos 30 mil pessoas foram demitidas da empresa em apenas três meses. “Como acabamos de concluir a segunda fase do nosso plano operacional na semana passada, estou escrevendo para compartilhar que pretendemos eliminar cerca de 9 mil posições a mais nas próximas semanas, principalmente na AWS, PXT, publicidade e Twitch”, disse Andy Jassy nesta segunda.
Assim como outras big techs, a Amazon afirmou que a revisão no quadro de funcionários é motivada pela instabilidade econômica: “Dada a economia incerta em que residimos e a incerteza que existe no futuro próximo, optamos por ser mais simplificados em nossos custos e número de funcionários”.
Nos últimos meses, a Meta, o Twitter, a Microsoft e a Alphabet (Google), entre outras gigantes da tecnologia, também anunciaram cortes expressivos. Na semana passada, o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que seriam cortados mais 10 mil funcionários e também anunciou o congelamento de vagas abertas. A dona do Facebook já tinha desligado 11 mil funcionários em novembro de 2022.