A Embraer, por intermédio de sua empresa de mobilidade aérea urbana, a Eve Air Mobility , anunciou que irá produzir o primeiro protótipo de “carro voador” (eVTOL) em tamanho real “até o fim deste ano”.
Os primeiros testes de campanha de voo também devem ocorrer ainda este ano na cidade de Gavião Peixoto, a 330 km da capital paulista.
Os detalhes foram confirmados ao portal g1 por Daniel Moczydlower, presidente da Embraer-X, área de inovação da Embraer, durante o Web Summit Rio 2024.
O carro voador da Embraer: medidas e nome
A aeronave, conhecida oficialmente como eVTOL (ou ‘veículo elétrico de pouso de decolagem vertical’), ainda não tem nome oficial, mas é chamada internamente de Eve 01, segundo Moczydlower. A montagem do veículo será feita em Taubaté, no interior de São Paulo.
O protótipo em escala real é conhecido como 1:1 (ou “um para um”), porque a medida do modelo de teste é igual à do objeto real. Em protótipos 1:3, por exemplo, cada unidade do modelo de teste equivale a três unidades da medida do objeto real.
“A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3, que é como se fosse um drone gigante. Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro”, diz Moczydlower. “Esta é uma etapa essencial para começar a certificação com a Anac”, detalhou o presidente.
A companhia brasileira já recebeu quase 3 mil encomendas de seu eVTOL. Na última quarta (17), ela recebeu outro pedido para entregar até 50 “carros voadores” para uma empresa do Japão. No Brasil, a previsão da Eve é que a aeronave comece a voar em São Paulo a partir de 2026.
#NEWS | @EveAirMobility and AirX Inc. (@airos_skyview) Sign Letter of Intent for up to 50 #eVTOLs, Service Support and Urban ATM Software. Read full news: https://t.co/hmaO1F7fAt #EmbraerStories #WeAreEmbraer #UAM pic.twitter.com/0HSvVy87yF
— Embraer (@embraer) April 17, 2024