
A primeira fábrica de carros voadores do Brasil será da Eve Air Mobility (Eve) e da Embraer, e ficará na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Lá serão produzidas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), conforme o anúncio feito nesta quinta-feira (20) pelas empresas.
O presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que essa decisão “está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade“. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor“, acrescentou.
A área que vai receber a fábrica deverá ser ampliada dentro da unidade da Embraer na cidade, e está sujeita à aprovação final das autoridades, de acordo com informações da CNN Brasil.
A localização também é próxima à sede da Embraer em São José dos Campos, bem como da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve – o que deve facilitar a sustentabilidade de processos de produção e seu desenvolvimento. O local se beneficia, ainda, de uma logística estratégica por oferecer fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária.
Leia também:
‘Carro voador’ da Embraer é testado com sucesso; veja os detalhes
Carros híbridos e elétricos: eles são mais perigosos que os convencionais?
Michelin apresenta seu pneu sem ar e já tem carro para sua estreia