maior nave do mundo

SpaceX lança com sucesso Starship no terceiro voo de teste, mas não consegue fazer o pouso

Sem tripulantes, missão durou cerca de uma hora e foi a mais longa até agora

A SpaceX realizou com sucesso o terceiro lançamento de seu veículo Starship, destinado a levar humanos à superfície da Lua.
Imagem do lançamento da Starship – Crédito: Reprodução

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, realizou com sucesso o terceiro lançamento de seu veículo Starship, destinado a levar humanos à superfície da Lua ainda nesta década. O voo da maior nave do mundo conseguiu pela primeira vez entrar em órbita e executar o procedimento de reentrada na atmosfera, mas não conseguiu pousar suavemente no mar, como o planejado.

Publicidade

Durante sua estadia no espaço, o Starship conduziu alguns testes tecnológicos, como a abertura e o fechamento da porta da área de carga e a transferência de propelente de um tanque a outro – ações necessárias para o futuro uso do veículo para o envio de satélites à órbita e seu reabastecimento no espaço para a execução de missões lunares tripuladas.

A missão desta quinta-feira (14), que não contava com tripulantes, conseguiu ir além do que alcançou nos testes anteriores, realizados em 2023, e chegou próximo à fase de pouso da Starship no Oceano Índico. Contudo, cerca de 50 minutos depois do lançamento, o contato com a nave foi interrompido.

O lançamento aconteceu a partir da base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, nos EUA, por volta das 10h30 (horário de Brasília). O Starship é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária. Com quase 120 metros de altura, o foguete foi projetado para transportar cargas e passageiros para destinos além da Terra.

Imagens espetaculares do início da reentrada foram transmitidas ao vivo, até a perda de contato com o veículo. Uma análise preliminar indicou que ele não sobreviveu ao violento reencontro com a atmosfera terrestre. Confira o vídeo:

Publicidade

Publicidade

A SpaceX considera que teve um progresso em relação aos experimentos anteriores, visto que as missões, também sem tripulantes, terminaram com explosões pouco depois da decolagem. No lançamento desta quinta, o Super Heavy conseguiu se desacoplar de forma bem-sucedida da Starship. E, pela primeira vez, a nave fez quase toda a jornada programada de uma hora de voo.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.