A Uber anunciou nesta segunda-feira (23) a adoção do U-Selfie para usuários que optem por pagar as corridas em dinheiro. Segundo a nota emitida pela empresa, o recurso estava entre os mais pedidos pelos motoristas para aumentar a segurança das viagens.
A ferramenta, que ainda está em fase de testes, será solicitada somente para pessoas que se cadastrarem na plataforma ou informarem que o pagamento será feito em dinheiro. A foto do usuário não será compartilhada com os motoristas, também não passará por verificação biométrica. No entanto, a selfie ficará armazenada nos servidores da Uber para eventual consulta das autoridades caso necessário.
Outros recursos de segurança já foram adotados pela Uber, bem como a verificação de documentos via foto do RG ou CNH, e a verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian.
Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança dos motoristas e passageiros em todas as viagens. “A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, afirmou em nota.