VIDAS EXTRATERRESTES?

Novos sinais de vida são encontrados em Vênus; Veja detalhes

Cientistas descobriam amônia e fosfina na atmosfera do planeta, dois gases associados à vida na Terra

Cientistas descobriam amônia e fosfina em Vênus, dois gases associados à vida na Terra e que podem significar vida microbiana por lá.
Análise foi feita pela mesma equipe de 2020, que já apontava para a descoberta – Créditos: Canva

Há quatro anos, a descoberta da fosfina, um gás presente nas nuvens de Vênus que na Terra é associado à vida, gerou controvérsias na comunidade científica. As análises dos cientistas da época falharam em confirmar esses achados, mas agora a mesma equipe por trás da descoberta original apresentou mais evidências. Durante uma reunião da Royal Astronomical Society em Hull, na Inglaterra, foram apresentados novos dados sugerindo a presença desse gás em Vênus.

Os cientistas estão mais confiantes em suas descobertas graças a um novo receptor instalado no Telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, que permitiu captação de maior quantidade de dados. De acordo com Dave Clements, astrofísico do Imperial College London, nas três campanhas de observação realizadas, uma delas obteve 140 vezes mais dados em comparação com a detecção original.

Fosfina em Vênus: sinal de vida?

Na Terra, a fosfina é um gás tóxico produzido por decomposição orgânica ou por bactérias. Em planetas rochosos como Vênus, Terra e Marte, encontrar fosfina é inesperado, pois essas atmosferas são dominadas por oxigênio, ao contrário dos gigantes gasosos como Saturno, onde o hidrogênio é prevalente.

Em 2020, a descoberta de fosfina em Vênus surpreendeu a comunidade científica. Apesar de estudos subsequentes sugerirem que a fosfina poderia ser dióxido de enxofre, novas observações do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) descartaram essa possibilidade.

O que foi descoberto é que a fosfina é presente durante a transição da noite para o dia, mas não é detectada quando o dia se torna noite, já que os raios ultravioletas do sol podem queimar as moléculas de fosfina durante o dia.

Outro gás interessante detectado foi a amônia. Embora possa parecer menos significativo do que a fosfina, a amônia desempenha um papel crucial na atmosfera de Vênus. Segundo os cientistas, ela poderia atuar como um tampão para a acidez nas nuvens de Vênus, tornando-as menos corrosivas e potencialmente habitáveis para certos tipos de bactérias terrestres e micróbios.

A detecção de ambos os gases, fosfina e amônia, em Vênus é motivo de entusiasmo, mas também de ceticismo. A presença desses compostos sugere processos químicos que ainda não compreendemos completamente. Javier Martin-Torres, da Universidade de Aberdeen, destaca que as condições severas das nuvens de ácido sulfúrico em Vênus tornam improvável a existência de vida como conhecemos na Terra.

Para confirmar essas descobertas, são necessárias mais observações diretas da atmosfera de Vênus. A Agência Espacial Europeia poderia usar a sonda Jupiter Icy Moons Explorer, que passará por Vênus no próximo ano, para coletar mais dados. A NASA ainda planeja lançar a missão DAVINCI na próxima década, destinada a estudar detalhadamente a atmosfera do planeta.