O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em reunião com prefeitos que repassa verbas para municípios indicados por dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo da gravação foi divulgado pela “Folha de S.Paulo” nesta terça-feira (22).
Os pastores citados no áudio são Gilmar Santos e Arilton Moura. Ambos não têm cargo no governo, mas participaram de várias reuniões com autoridades nos últimos anos. Gilmar é presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil Cristo Para Todos (Conimadb). Arilton Moura também é da Assembleia de Deus.
“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a reunião com prefeitos.
“Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, complementou Ribeiro.
“Então, o apoio que a gente pede não é segredo. Isso pode ser (inaudível) é apoio sobre construção das igrejas”, disse o ministro.
Procurada, a pasta da Educação não informou as circunstâncias em que o áudio foi gravado, como data e local. Contudo, uma nota sobre o assunto deve ser divulgada ainda nesta terça-feira (22).
Relação com autoridades
Gilmar Santos e Arilton Moura aparecem frequentemente em gabinetes de altas autoridades em Brasília.
Em abril de 2019 estiveram com Bolsonaro no Palácio do Planalto e Gilmar foi fotografado ao lado do presidente em uma solenidade.
Já em outubro do mesmo ano, também no palácio, os dois participaram de um evento em que o presidente estava presente e, de acordo com registros oficiais do governo, entregaram a Bolsonaro um livro produzido pela Conimadb.
No Instagram, a Conimadb mostra outro encontro dos dois pastores com Bolsonaro, dessa vez em fevereiro do ano passado.
No último dezembro, os pastores estiveram com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
E em 2021 os dois se reuniram 18 vezes com Milton Ribeiro, de acordo com registros oficiais.
A agenda do ministro afirma que esses encontros eram de “cortesia” ou para tratar de “obras” ou de “alinhamento político”. Em um desses encontros, em agosto, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes, esteve presente.
De acordo com a reportagem de “Folha de S.Paulo”, os recursos que Ribeiro dirige aos municípios indicados pelos pastores são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).