NOVOS ARES

Apple quer fabricar Iphone 14 na Índia para tirar foco da China

Gigante da tecnologia quer produzir um quarto dos seus smartphones fora da China até 2025.

Novas tensões com a China assustam os investidores (Créditos: Kevin Frayer/Getty Images)

A Apple anunciou em nota que vai tomar a decisão de produzir uma quantidade de seus Iphone 14 na Índia para reduzir dependência da China.

Publicidade

De acordo com a Al Jazeera, os interesses da empresa norte-americana estão em sintonia com os interesses do governo indiano, que vem tentando incentivar o crescimento da manufatura no país.

A aproximação entre a Apple e a Índia vem acontecendo desde 2017, quando a empresa começou a fabricar os iPhones modelo SE no país. Desde então o crescimento dessa relação vem sendo projetado, mas foi atrasado por conta da pandemia.

A Índia é atualmente o segundo maior mercado para smartphones do mundo, atrás apenas da China, mas as marcas de celulares chinesas se sobressaem em relação aos iPhones da Apple por conta de seu preço mais acessível.

O movimento também acontece como uma fuga da imprevisibilidade chinesa. Segundo relatórios da Press Trust of India, a Apple aumentar em 5% a sua produção industrial na Índia até 2025, jogando para 25% a produção total feita no país.

Publicidade

Em 2021, a Apple fabricou 7 milhões de celulares na Índia.

Outra preocupação da gigante da tecnologia é em relação à produção de tablets, que ainda depende muito da manufatura chinesa. Porém, de acordo com informações da Al Jazeera, conversas já vem sido empregadas desde 2020 para negociar a mudança das fábricas para outro país no sudeste asiático.

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.