A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (04) o resultado parcial das investigações sobre o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça. Neste sábado (05), o ocorrido completa um ano.
De acordo com o delegado Ivan Lopes, ficou comprovado que, no momento da queda, o bimotor Beech Aircraft voava muito baixo e fora da área de proteção delimitada em volta do aeródromo de Caratinga (MG).
Ainda é esperado o laudo dos motores, que pode auxiliar a entender o motivo da aeronave voar tão baixo no momento do acidente. “Se a gente descartar, de fato, qualquer falha nos motores que fizesse que a aeronave voasse tão baixo, aí, a gente consegue caminhar para a conclusão de falha humana”, explicou o delegado durante coletiva em Belo Horizonte.
Além da cantora, morreram na queda o produtor musical Henrique Ribeiro; o tio e assessor, Abicieli Silveira Dias Filho; o piloto Geraldo Medeiros; e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.
O delegado do caso afirma que dois pilotos que estavam na região do acidente foram importantes para a investigação. Um deles afirmou que o piloto do avião de Marília chegou a comunicar que estava se preparando para pousar. No entanto, outro piloto que estava no aeródromo percebeu que a aeronave se afastou muito para fazer a manobra de pouso.
Por estar fora da zona de segurança para fazer a manobra de pouso, a aeronave se chocou contra a linha de transmissão de energia elétrica. “O piloto acabou saindo do padrão de pouso em Caratinga. É obrigatório fazer esse procedimento de ‘perna esquerda’ (manobra) dentro da zona de proteção do aeródromo? Não. O piloto tem a liberalidade de entender o que ele precisa para pousar. Qualquer eventual obstáculo, se tiver, não vai mais estar no Notam, é por conta e risco dele, é o visual dele que vai orientá-lo”, destacou o investigador.
Há 1 ano, o Brasil perdia Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo em Piedade de Caratinga (MG).
Indiscutivelmente, Marília foi uma das maiores artistas da indústria da música, sendo responsável por revolucionar o gênero sertanejo.
Eterna Rainha da Sofrência 🖤 pic.twitter.com/JeYcuGuLQo
— Tracklist (@tracklist) November 5, 2022