O bilionário Elon Musk, novo dono do Twitter, mandou uma mensagem para todos os funcionários da plataforma dizendo que eles têm até quinta-feira (17) para decidir se querem continuar “trabalhando longas horas em alta intensidade” ou a demissão.
O e-mail enviado à equipe era um formulário com prazo de resposta até quinta às 19h, no horário de Brasília, para os funcionários assinarem um compromisso de “trabalho intenso” com a plataforma. Quem não concordar com as novas condições receberá uma indenização equivalente a três meses de trabalho.
Segundo o jornal Washington Post, no e-mail, Musk afirma aos funcionários que os próximos meses de trabalho exigirão um esforço “extremamente hardcore”.
Desde a oficialização da compra do Twitter por US$ 44 bilhões no final de outubro, Musk vem comandando um processo de demissão em massa. O empresário já demitiu mais da metade dos funcionários. A nova composição do quadro de funcionários da plataforma priorizará engenheiros de computação e programadores no lugar de designers e gerentes de produtos.
Elon Musk já havia criticado os gastos e a cultura de trabalho da mídia social. Para o empresário, a companhia precisa de uma série de cortes de custos para se manter lucrativa e não mais depender da publicidade para sobreviver.
Elon Musk enviou um email ultimato para os funcionários, os mandando escolher entre trabalhar por longas jornadas ou se demitirem com uma indenização.
Ficar aqui, ao que tudo indica, será colaborar com a exploração do trabalho para o maior enriquecimento de um garoto mimado… https://t.co/AGUPCErmRR
— Bruno Guedes (@b_guedes) November 16, 2022