ANÁLISE AL JAZEERA

Uma paralisação do governo dos EUA: O que é e quem será afetado

O Congresso ainda não aprovou os gastos discricionários para o próximo ano fiscal, que se inicia em neste domingo, 1º de outubro

Uma paralisação do governo dos EUA: O que é e quem será afetado
O Capitólio é a sede do Senado e da Câmara dos Deputados (Crédito Foto: Stefani Reynolds/Getty Images)

O que é uma paralisação do governo? A paralisação do governo dos Estados Unidos (EUA) ocorre quando o Congresso não aprova os gastos discricionários para o próximo ano fiscal, que se inicia em neste domingo, 1º de outubro.

Publicidade

Afeta quase todos os aspectos do governo dos EUA, desde a entrega de cheques de segurança social e a publicação de dados econômicos nacionais até ao funcionamento de tribunais federais, museus e parques nacionais.

A Al Jazeera analisa os efeitos de amplo alcance de uma paralisação do governo federal à medida que o prazo de financiamento aproxima.

Os legisladores nos EUA têm pouco tempo para evitar uma paralisação do governo federal, uma vez que um grupo de republicanos de linha dura se recusou a apoiar uma legislação de financiamento obrigatória, a menos que sejam feitos cortes massivos nas despesas.

Os republicanos de extrema direita na Câmara dos Representantes – muitos dos quais são aliados do ex-presidente Donald Trump – rejeitaram na sexta-feira um projeto de lei provisório bipartidário destinado a dar aos legisladores mais tempo para negociar um acordo para o ano inteiro.

Publicidade

O presidente republicano da Câmara, Kevin McCarthy, vinha tentando fazer com que o flanco direito de seu partido apoiasse a medida antes do prazo final da meia-noite de sábado (1h no horário de Brasília).

“Ainda não é o fim, tenho outras ideias”, disse McCarthy aos repórteres após a derrota na tarde dessa sexta-feira (29). Porém, se McCarthy recorrer à ajuda dos democratas, os republicanos de linha dura terão uma maneira de destituí-lo do cargo de presidente da Câmara.

Entretanto, o país enfrenta uma possível paralisação do governo, que seria a quarta em uma década, que provocaria a dispensa de centenas de milhares de trabalhadores federais, entre outros efeitos de amplo alcance.

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.