Biden e líder Republicano no Congresso chegam a acordo sobre dívida da Casa Branca

Kevin McCarthy fez um breve pronunciamento, após telefonema a Biden, sem dar detalhes sobre os termos do acordo, que devem ser divulgados neste domingo

lider-republicano-acordo-divida-biden
(Crédito: Win McNamee/Getty Images)

O líder republicano no Congresso, Kevin McCarthy, afirmou, em coletiva de imprensa,  que chegou a um acordo com o presidente democrata, Joe Biden, sobre um aumento do teto da dívida do governo federal, para, assim, evitar o calote.

Publicidade

Segundo o  Departamento do Tesouro, o governo não teria mais fundos para pagar todas as suas contas em 5 de junho se não houvesse ação do Congresso, por meio de acordo costurado por McCarthy. Vale lembrar que os republicanos são maioria e controlam a Câmara por uma margem de 222 a 213. Já os democratas têm maioria no Senado, por 51 a 49 parlamentares de cada lado.

Publicidade

Em 2023, o limite da dívida, de US$ 31 trilhões (cerca de R$ 153 trilhões), foi atingido em 19 de janeiro. Desde esta data, o governo tem feito manobras para manter os pagamentos em dia.

O acordo entre Biden e McCarthy teria sido feito por telefone. Este pode ser o início de uma possível união do Congresso, até então, polarizado, segundo especialistas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.