O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (10) uma resolução proposta pelos Estados Unidos que visa um cessar-fogo na Faixa de Gaza. A Rússia se absteve da votação, enquanto os outros 14 membros do órgão votaram a favor.
O presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou um plano de cessar-fogo de três fases em 31 de maio, descrito por ele como uma iniciativa israelense. Alguns membros do Conselho de Segurança questionaram se Israel realmente havia aceitado o plano para encerrar os combates em Gaza. A resolução acolhe a nova proposta de cessar-fogo, “que Israel aceitou, apela ao Hamas para que também a aceite e insta ambas as partes a implementarem integralmente seus termos sem demora e sem condições”.
“Estamos esperando o Hamas concordar com o acordo de cessar-fogo que ele alega querer”, afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, ao conselho antes da votação. “A cada dia que passa, o sofrimento desnecessário continua”, adicionou.
A resolução detalha a proposta, esclarecendo que “se as negociações levarem mais de seis semanas para a fase um, o cessar-fogo continuará enquanto as negociações prosseguirem”. Em março, o conselho da ONU exigiu um cessar-fogo imediato e a libertação incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas.
Por meses, negociadores dos EUA, Egito e Catar têm tentado mediar um cessar-fogo. O Hamas afirma querer um fim permanente para a guerra na Faixa de Gaza e a retirada israelense do território palestino, que abriga 2,3 milhões de pessoas. Israel está atacando o Hamas, que governa Gaza, em retaliação a um ataque ocorrido em 7 de outubro. Mais de 1.200 pessoas foram mortas e mais de 250 feitas reféns pelo Hamas na data, segundo contagens israelenses. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam detidos em Gaza.
Israel lançou ataques aéreos, terrestres e marítimos ao território palestino, resultando na morte de mais de 36 mil pessoas, de acordo com autoridades de saúde de Gaza.
NEWS: UN Security Council adopts resolution calling for full & immediate ceasefire in Gaza.
The resolution also calls for the immediate, unconditional release of all hostages. https://t.co/pJSWyktS2v pic.twitter.com/sl2kvTKy8a
— United Nations (@UN) June 10, 2024
O que diz o acordo de cessar-fogo em Gaza?
O presidente americano detalhou um plano de três fases. A primeira prevê um cessar-fogo de seis semanas e a retirada das forças israelenses de áreas povoadas do território palestino.
Durante este período, seriam iniciadas negociações para a segunda fase, que inclui o fim dos combates e a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, além da libertação de mulheres e crianças.
O cessar-fogo poderia ser estendido se as negociações progredissem. A fase final envolveria a libertação de todos os reféns em Gaza.