CONDENAÇÃO GLOBAL

Quais as reações dos líderes mundiais ao ataque iraniano contra Israel?

O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliação, afirmando que “o Irã pagará por suas ações”

quais-as-reacoes
Antonio Guterres – Crédito: Getty Images

O Irã declarou que lançou, nesta terça-feira, 1, dezenas de mísseis balísticos contra alvos militares e de segurança importantes em Israel, como resposta às mortes do líder do Hamas Ismail Haniyeh, do líder do Hezbollah Hassan Nasrallah e do comandante da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Abbas Nilforoushan. Confira as reações dos líderes mundiais ao ataque.

Publicidade

A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) afirmou que Israel enfrentará ataques “arrasadores” se responder à investida de mísseis. O exército israelense informou que “um grande número” de mísseis foi interceptado.

O porta-voz do exército israelense, Daniel Hagari, disse a repórteres que o ataque é grave e terá consequências “de maneira oportuna”. As tensões entre Israel e Irã aumentaram desde que Israel lançou um ataque em Gaza em outubro passado, em resposta a um ataque liderado pelo Hamas.

Quais foram as reações diante dos mísseis iranianos?

As reações ao ataque de mísseis do Irã contra Israel foram rápidas e diversas. Vários líderes mundiais se pronunciaram, demonstrando diferentes posicionamentos diante da situação.

O líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, citou versículos do Alcorão, prevendo uma “vitória divina iminente”. Em postagens no X, Khamenei disse que “pessoas justas” podem ter que fazer sacrifícios, “mas não serão derrotadas no final do dia”.

Publicidade

Masoud Pezeshkian, presidente do Irã, também defendeu o ataque, afirmando que foi “em defesa dos interesses e cidadãos do Irã”, e mandou um recado ao Primeiro Ministro israelense, Netanyahu, de que o Irã não é beligerante, mas responderá firmemente a ameaças.

🇮🇷 O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, disse a Netanyahu que isso era apenas um canto do nosso poder: “Não nos teste.”

— Palestina Reports 🇵🇸 🇧🇷 🇱🇧 (@palestinareports.bsky.social) October 1, 2024 at 4:19 PM

Publicidade

Israel e seus aliados respondem ao ataque

O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliação, afirmando que “o Irã pagará por suas ações”. “O regime no Irã não entende nossa determinação para nos defender e nossa determinação para retaliar contra nossos inimigos”, disse Netanyahu.

Danny Danon, representante de Israel nas Nações Unidas, declarou: “Estamos prontos e preparados defensivamente e ofensivamente”. O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, também falou sobre a gravidade do ataque, dizendo que o “regime do Ayatollah cruzou a linha vermelha”.

Declarações de outros líder mundiais

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, condenou a “ampliação do conflito no Oriente Médio com escalada após escalada” e pediu novamente por um cessar-fogo.

Publicidade

Enquanto isso, Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional dos EUA, disse que o ataque de mísseis do Irã foi “ineficaz” e avisou que Teerã pode esperar severas consequências pelos ataques. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chamou o ataque de “totalmente inaceitável” e pediu uma condenação global.

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, condenou o ataque “nos termos mais fortes possíveis” e reafirmou o compromisso do Reino Unido com a segurança de Israel. Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, chamou o ataque de “uma ameaça à segurança regional.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.