A nova Scooter Shineray Urban chega para destronar a Honda ADV, Veja as diferenças entre as duas

Os modelos de scooter Shineray Urban e Honda ADV em termos de design, motorização, comodidade, tecnologia e revisões

Scooter Shineray Urban Reprodução Shineray
Scooter Shineray Urban Reprodução Shineray

No primeiro semestre de 2024, foram 930 mil emplacamentos de motos no Brasil, representando um crescimento de 76% em relação ao mesmo período de 2019. As motos se tornaram uma forma de locomoção econômica, especialmente em cidades com pouca infraestrutura de transporte público. Por isso, as novidades no mercado não param de surgir.

Publicidade

Em julho, a marca chinesa Shineray decidiu trazer para o Brasil a scooter Urban, competindo diretamente com a Honda ADV, uma das líderes de mercado. A nova Shineray Urban chega com um preço agressivo e com a promessa de conquistar motociclistas que desejam deixar o transporte público para trás.

Um Visual muito Parecido

Shineray Urban e Honda ADV disputam consumidor de scooters com estratégias semelhantes. Diferenças ficam por conta de tanque, espaço para bagagem e instalação de bauleto — Foto: Divulgação | Shineray e Honda
Shineray Urban e Honda ADV Foto: Divulgação | Shineray e Honda

A semelhança entre as duas motos é inegável. Desde a bolha, as rodas, o formato do banco, os sistemas de iluminação até as dimensões, tudo é bem parecido. Durante os testes da scooter da Shineray, diversos motociclistas pararam para comentar sobre o design e até pediram fotos para mostrar aos amigos.

Nas especificações técnicas, as dimensões são praticamente as mesmas. O comprimento é igual nas duas, enquanto a Urban é 2 cm mais estreita, 3 cm mais alta e tem entre-eixos 2 cm maior. Até a altura do assento é a mesma: 79 cm do solo.

A Motorização e Consumo Fazem a Diferença?

Com motores de 149 cilindradas em ambas, o torque das scooters é idêntico: 1,3 kgfm. A potência é ligeiramente diferente: 13,2 cv para a Honda ADV e 12,9 cv para a Shineray Urban. Ambas possuem transmissão automática CVT.

Publicidade

No entanto, a moto da Honda tende a ter acelerações mais rápidas e exige menos esforço no manete para começar a andar. Apesar disso, o que realmente pode fazer diferença no final do mês é o consumo de combustível. A Honda ADV tem um consumo médio de 50 km/l, enquanto a Shineray Urban faz 45 km/l na cidade e 36 km/l na estrada.

Comodidade e Conforto, O Que Pesa Mais?

A Honda ADV oferece 27 litros de espaço abaixo do banco, o suficiente para guardar um capacete fechado e outros objetos. A Shineray Urban, em contrapartida, possui apenas 18 litros, o que não permite guardar um capacete aberto, mas compensa com um suporte para bauleto de fábrica.

Ambas as scooters possuem um nicho no painel para porta-objetos. Contudo, a Honda tem uma tomada de 12V no interior do compartimento, enquanto a Shineray tem uma entrada USB posicionada ao lado da chave de ignição, causando certo desconforto para carregar o celular.

Publicidade

Tecnologia e Periféricos

A Shineray Urban conta com uma tela de LCD de 10 polegadas que espelha informações do celular, necessitando de um aplicativo. Embora essa função funcione bem na maioria das vezes, a conexão pode falhar ocasionalmente e, infelizmente, exige que o celular permaneça desbloqueado para funcionar corretamente.

Em contraste, a Honda ADV dispõe apenas de um painel digital, sem interação com smartphones. Ainda assim, a simplicidade do painel da Honda pode ser um ponto positivo para alguns usuários, que preferem uma interface mais direta e sem complicações.

O Que Considerar?

Uma diferença crucial entre as duas scooters é a frequência das revisões. As manutenções da Shineray são mais baratas, porém devem ser feitas a cada três meses ou três mil quilômetros rodados, o que pode ser um incômodo para quem utiliza a moto intensamente.

Publicidade

Quais São os Pontos Fortes e Fracos?

A decisão entre a Shineray Urban e a Honda ADV dependerá das prioridades do motociclista. A ADV oferece mais espaço de bagagem, arrancadas mais rápidas e a confiabilidade da marca, enquanto a Urban tem vantagens no preço, maior tanque de combustível, freio ABS nas duas rodas e uma suspensão mais confortável.

  • Prós da Honda ADV:
    • Bom espaço de bagagem (27 litros)
    • Arrancadas mais rápidas
  • Contras da Honda ADV:
    • Falta de ABS na roda traseira
    • Tela digital sem conexão com celular
  • Prós da Shineray Urban:
    • Maior tanque de combustível (13,5 litros)
    • Freio ABS nas duas rodas
  • Contras da Shineray Urban:
    • Desempenho em baixas rotações inferior
    • Tomada USB posicionada fora do porta-objetos

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.