conflito entre Israel e Hezbollah

Quinto voo da FAB com repatriados vindos do Líbano chega ao Brasil; veja vídeo

Na operação, 220 brasileiros foram resgatados, com prioridade para pessoas em situação mais vulnerável, como idosos, mulheres, crianças, gestantes, doentes e pessoas com deficiência

O avião da FAB, responsável por trazer brasileiros que estavam no Líbano de volta ao Brasil, chegou nesta segunda-feira (14).
Primeiro voo com repatriados do Líbano pousou em São Paulo com 228 passageiros e três pets – Crédito: Reprodução

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por trazer brasileiros que estavam no Líbano de volta ao Brasil, chegou nesta segunda-feira (14). A aeronave KC-30 aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h06, sendo o quinto voo da Operação Raízes do Cedro a finalizar o trajeto de repatriação. Na operação, 220 brasileiros foram resgatados, com prioridade para pessoas em situação mais vulnerável, como idosos, mulheres, crianças, gestantes, doentes e pessoas com deficiência. Dois animais de estimação também foram trazidos no voo. Confira o vídeo:

Publicidade

Publicidade

Itamaraty coordena próximos voos

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 7 mil brasileiros que vivem no Líbano, de um total de 20 mil, solicitaram retorno ao Brasil. A estimativa inicial é repatriar 3 mil dessas pessoas, com um cronograma de aproximadamente 500 resgates por semana. Em apenas uma semana, 1.105 brasileiros e 13 animais domésticos já foram retirados do país.

A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os cidadãos e seus familiares para organizar novos voos, que serão realizados conforme a segurança no Líbano permitir. O Itamaraty segue monitorando a situação para garantir o resgate seguro de todos os brasileiros interessados.

“Os voos se assemelham ao perfil dos 13 que foram feitos na Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar quase 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia”, informou o tenente-coronel aviador da FAB, Marcos Fassarella Olivieri.

Publicidade

Conflito no Líbano

O Líbano, quase duas décadas após o último confronto, voltou a ser palco de um conflito armado entre Israel e o Hezbollah. O aumento da tensão começou em outubro de 2023, após o início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza. Em resposta, o Hezbollah passou a lançar ataques contra Israel, que retaliou.

Os combates se intensificaram com a explosão de equipamentos de comunicação do Hezbollah, atribuída a Israel. Isso provocou novos ataques do grupo, enquanto Israel respondeu com bombardeios em larga escala. Mais de mil mortes já foram registradas, incluindo sete líderes do Hezbollah.

Recentemente, Israel deu início a uma ofensiva terrestre no sul do Líbano, e o Hezbollah respondeu com lançamento de mísseis, muitos dos quais foram interceptados. O Irã, aliado do Hezbollah, também entrou no conflito, disparando cerca de 180 mísseis em direção a Tel Aviv.

Publicidade

Possível escalada no Oriente Médio

Há receio de que os confrontos no Líbano evoluam para uma guerra regional no Oriente Médio, especialmente considerando a ofensiva israelense em curso contra o Hamas na Faixa de Gaza. Israel continua sua operação com o objetivo de “destruir” o grupo extremista. O cenário é de incerteza, com temores de que o conflito se espalhe para outros países da região.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.