INTEGRAÇÃO

Conselho Agropecuário do Sul debate ações conjuntas entre países

O encontro contou com a presença de ministros e secretários de Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Conselho Agropecuário do Sul debate ações conjuntas entre países
Ministros do Conselho Agropecuário do Sul se reuniram para debater ações sanitárias conjuntas em Colônia do Sacramento, Uruguai (Crédito: Imprensa/Ministério da Agricultura e Pecuária)

Um conselho agropecuário para integrar ações entre seis países. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta quinta-feira (16), da XIII Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Colônia do Sacramento, no Uruguai.

Publicidade

No encontro, ministros e secretários da Agricultura dos seis países que compõem o grupo debateram as medidas coletivas que podem ser tomadas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, também conhecida como gripe aviária, diante dos casos recentes registrados na região.

Os representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai relataram as ações que estão sendo realizadas para o fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico e controle da doença, bem como a cooperação horizontal entre países, blocos e organizações de referência tanto para a prevenção como para o enfrentamento dos casos, caso eles ocorram.

A reunião foi presidida pelo ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos. Os ministros também debateram ações para o enfrentamento da estiagem que afeta os países da região na safra atual, com grandes impactos sobre a produção agropecuária. Fávaro apresentou as medidas adotadas pelo governo brasileiro para ajudar produtores das regiões afetadas,principalmente no Rio Grande do Sul, com a liberação de R$ 430 milhões para auxiliar pequenos e médios produtores a enfrentar o déficit hídrico.

REUNIÕES BILATERAIS

Na quarta-feira (15), em Buenos Aires, o ministro Fávaro teve uma reunião bilateral com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Juan José Bahillo, com a participação do ministro da Economia, Sergio Massa. Os ministros concordaram com a realização de uma nova rodada de reuniões técnicas para destravar temas sanitários e fitossanitários

Publicidade

Já na quinta-feira (16), o ministro Fávaro teve encontro bilateral com o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos. Os países acordaram o estabelecimento de uma mesa técnica para discussão de temas sanitários e fitossanitários e o destravamento da agenda comercial bilateral.

O acordo Mercosul-União Europeia também esteve na pauta do encontro. Os ministros falaram sobre a importância do empenho dos países do bloco sul-americano nas discussões e nas consultas com a Comissão Europeia para a conclusão do acordo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.