NUTRIÇÃO

Dieta sem feijão compromete a saúde e aumenta chance de desenvolver obesidade

O grão é rico em ferro, zinco, cálcio e potássio, sendo capaz de combater a anemia e reduzir o colesterol ruim.

Dieta sem feijão aumenta em 20% chance de desenvolver obesidade, diz estudo
Segundo o estudo, as pessoas que não consumiram feijão apresentaram 20% mais chances de chegar à obesidade (Crédito: Canva Fotos)

Feijão faz bem para a saúde. O grão pode ser consumido em seus variados tipos: carioquinha, fradinho, preto, branco, vermelho, verde, de corda. Também apresenta diversas opções de consumo na culinária: feijoada, feijão tropeiro, tutu à mineira, acarajé, caldos, sopas e também em doces.

Publicidade

Um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) comprovou que pessoas que não consumiram o grão apresentaram 10% mais chances de desenvolver excesso de peso e 20% mais chances de chegar à obesidade. Por outro lado, o consumo regular de feijão, em cinco ou mais dias da semana, apresentou fator de proteção no desenvolvimento de excesso de peso (14%) e da obesidade (15%).

Para obter estes resultados, os especialistas coletaram dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). As informações de mais de 500 mil adultos foram acompanhadas entre os anos de 2009 e 2019, por meio de entrevistas por telefone.

– não-consumo (0 dias por semana),

– baixo consumo (1 a 2 dias por semana),

Publicidade

– consumo moderado (3 a 4 dias por semana) e

– consumo regular (5 a 7 dias por semana).

A análise mostrou que o consumo regular de feijão é o mais indicado para um bom estado nutricional.

Publicidade

O grão é rico em ferro, zinco, cálcio e potássio, sendo capaz de combater a anemia e reduzir o colesterol ruim. Também previne o câncer e melhora a saúde intestinal. Como todas as demais leguminosas, os feijões são fontes de proteína, fibras e vitaminas do complexo B. O alto teor de fibras e a quantidade moderada de calorias por grama conferem a esses alimentos alto poder de saciedade.

Quando combinado com arroz, o feijão se reforça como uma fonte de proteína de boa qualidade e traz benefícios à saúde. O melhor aproveitamento ocorre a partir do preparo com pouco sal e gordura, e com temperos caseiros como cebola, alho e ervas. Adicionar legumes e verduras no preparo do feijão também pode tornar a refeição mais saborosa e nutritiva.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.