economia do sul

Fávaro e setor ervateiro discutem resolução sobre os limites de contaminantes permitidos no Mercosul

“Vamos fortalecer o mercado da erva-mate para que se torne mais competitivo e dar mais oportunidade aos produtores”, destacou o ministro

favaro-e-setor-ervateiro
Erva-mate no sul – Crédito: Reprodução/Embrapa

Durante visita a 24ª Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (4), o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, se reuniu com representantes da Câmara Setorial nacional e estadual e do Sindicato da cadeia produtiva da erva-mate do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A reunião tratou da alteração na legislação da Resolução 12/11 do Mercosul, que dispõe sobre o Regulamento Técnico Mercosul sobre Limites Máximos de Contaminantes Inorgânicos em Alimentos.

Publicidade

“O setor ervateiro é importantíssimo para a economia da região Sul do nosso país, por isso que esse contato direto é muito produtivo. Vamos fortalecer o mercado da erva-mate para que se torne mais competitivo e dar mais oportunidade aos produtores”, destacou o ministro Fávaro durante a reunião. O pedido do setor é que aconteça alteração nos limites de cádmio e chumbo presentes na planta.

Fávaro disse, ainda, que a equipe técnica da Pasta está em Buenos Aires para a reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), onde ministros da Agricultura dos países parceiros estão reunidos para discutir temas estratégicos para a agricultura. Segundo ele, o pleito do setor produtivo brasileiro foi repassado ao representante do Mapa na reunião para que já seja debatido.

Leia a matéria completa no site do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.