centro-oeste

MS perde área dedicada à pecuária em 10 anos, mas espaço para soja cresce 78%

As áreas do Estado onde há avanço da agricultura se devem principalmente ao regime climático de cada região, que detém grande influência sobre as lavouras.

ms-perde-area-dedicada-a-pecuaria-em-10-anos-mas-espaco-para-soja-cresce-78
(Créditos: Pixabay)

Em 10 anos, a área ocupada com soja cresceu 78,5% em Mato Grosso do Sul, chegando a 2,100 milhões de hectares. Nesse mesmo período, a área com milho cresceu 40,3%, enquanto a área dedicada às pecuária diminuiu 7,9% no Estado.

Publicidade

Os dados são do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) compilados pela Aprosoja/MS. E mostram que a soja avançou nas regiões central e sul do Estado com mais intensidade, sendo encontrada também nas regiões norte e oeste.

Coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta dos Reis explica que as áreas de MS onde há avanço da agricultura se devem principalmente ao regime climático, que detém grande influência nas lavouras.

Em relação ao milho, os custos de produção, aliados a maior necessidade de chuva, impedem o crescimento da cultura na mesma proporção da soja. “A safra de inverno é diversificada. O produtor opta por não se arriscar devido ao período seco de abril a agosto, também envolve os manejos rotacionais com outras culturas”, explica Gabriel.

A União Europeia chegou a um acordo de proibir a importação de produtos que estão ligados ao desmatamento, como o café, carne bovina e soja. A medida afeta produtores no Brasil. Os analistas de internacional Américo Martins e Lourival Sant’Anna comentam #CNNBrasilPrimeTime pic.twitter.com/kXb4ZDW1T1

Publicidade

— CNN Brasil (@CNNBrasil) December 7, 2022

*Confira a matéria completa em Midiamax

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.