A seca e a geada podem acarretar um prejuízo de US$ 20 bilhões à safra argentina. Esta é a estimativa de um consórcio de empresas agrícolas da Argentina, segundo informe divulgado nesta sexta-feira (03).
O levantamento reduziu as previsões para as safras de soja e milho desta temporada, devido a uma seca histórica e a geadas no meio do verão. Estes fenômenos climáticos podem custar ao país mais de 20 bilhões de dólares.
A Argentina, importante player do agro e maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e terceiro maior exportador de milho do planeta, foi atingida por uma severa seca. A bolsa de grãos de Rosário, na província de Santa Fé, descreveu a seca como a pior em 60 anos.
“A Argentina está a caminho de perder mais de 20 bilhões de dólares neste ano devido a perdas agrícolas causadas por um desastre climático que afetou a maioria das regiões produtivas com seca e geada”, disse o consórcio CREA em um relatório. O CREA é uma associação civil sem fim lucrativos composta e dirigida por empresários do setor agropecuário.
A entidade espera uma colheita de soja de 31,2 milhões de toneladas para a temporada 2022/23, abaixo da previsão inicial de 50 milhões de toneladas, informou em comunicado.
Os produtores de milho devem produzir 38,6 milhões de toneladas para a temporada, em comparação com os 55,2 milhões de toneladas estimados há seis meses.
As últimas estimativas significam que a Argentina produziria 38% menos soja e 30% menos milho do que o previsto inicialmente. O CREA disse que as previsões podem ser revisadas ainda mais para baixo nas próximas semanas.
Na quinta-feira, a bolsa de grãos de Buenos Aires disse que reduziria ainda mais nas próximas semanas sua previsão de colheita de soja atual de 33,5 milhões de toneladas, sem dizer em quanto.
🇦🇷🚜🌾🪧— Agricultores argentinos protestam contra impostos e políticas cambiais à medida que a seca pesa
Agricultores da Argentina fizeram um protesto na província de Santa Fé na terça-feira para exigir impostos mais baixos e uma taxa de câmbio melhor para suas exportações, em… https://t.co/mRhY3Uupx2 pic.twitter.com/Trvp0NVTpa
— OnePaul (@OnePaul87) March 1, 2023