143 Dias Sem Chuva e Tempo Seco Colocam a Saúde da População em Risco

O Distrito Federal enfrenta a terceira maior estiagem da história, com 143 dias sem chuva. Fique alerta e proteja sua saúde

Seca devastadora no Distrito Federal: Chuvas mínimas e ar irrespirável!
Seca devastadora no Distrito Federal: Chuvas mínimas e ar irrespirável! – Crédito: Evaristo SA/AFP

Neste domingo, o Distrito Federal amanheceu com pouca nebulosidade e rajadas de vento moderadas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de, novamente, altas temperaturas e baixa umidade. Hoje, a região completa 143 dias consecutivos sem chuva, entrando no ranking da 3ª maior estiagem da história, atrás somente de 1963, quando a cidade ficou 163 dias sem precipitações, e 2004, com 149 dias.

Publicidade

Sob alerta laranja, que indica perigo potencial à saúde devido à seca, o DF deve bater a umidade mínima de 15%. “Em relação aos termômetros, estamos em um período conhecido como amplitude térmica, quando a diferença entre a temperatura mínima e a máxima é igual ou maior aos 15°C. Isso se deve à baixa nebulosidade, que permite um aquecimento mais rápido e intenso”, explicou o meteorologista do Inmet Heráclio Alves.

Qual a Sequência de Dias sem Chuva no Distrito Federal?

Prova disso é que, nesta manhã, o quadradinho registrou mínima de 17°C, em Águas Emendadas, Planaltina, enquanto a máxima deve bater os 32ºC. Já a umidade deve permanecer entre 22% e 52%.

Qual é a Previsão do Tempo para os próximos dias no DF?

Para o final de semana, não há previsão de chuva. Segunda (16) devem ter predomínio de sol e tempo seco! “A expectativa é que, a partir de quarta (18), a nebulosidade aumente. No entanto, ainda não há indicativo de precipitação para os próximos dias”, afirmou Heráclio.

Como Proteger a Saúde Durante Tempo Seco?

A recomendação, portanto, é prezar pela saúde, evitando sair de casa sem protetor solar e garrafinha de água. Vista roupas leves e evite atividades físicas durante as horas mais quentes do dia das 10h às 16h. Além disso, é preciso ter atenção ao manuseio de fogo, para evitar incêndios e queimadas.

Publicidade

Para ajudar a população a se adaptar a essas condições climáticas adversas, seguem algumas dicas importantes:

  • Hidrate-se regularmente, levando sempre uma garrafa de água consigo.
  • Use protetor solar com fator de proteção adequado para o seu tipo de pele.
  • Evite exposição ao sol entre 10h e 16h.
  • Use roupas leves e de cores claras.
  • Procure realizar atividades físicas ao ar livre nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde.

Além disso, autoridades locais estão alertas para a prevenção de incêndios. A baixa umidade e altas temperaturas aumentam o risco de queimadas, colocando em perigo tanto a fauna quanto a flora do Cerrado. Portanto, é crucial evitar o uso de fogo para limpezas de terrenos e outras práticas que possam desencadear incêndios.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.