
Antenas da faixa principal do 5G serão ativadas em São Paulo nesta quinta-feira (04). A capital paulista será a quinta a receber a nova tecnologia no país.
A faixa de 3,5 GHz, ativada nesta quarta, é a principal “avenida” para a circulação dos dados da nova internet móvel, que comporta o 5G “puro”, tecnicamente chamado de “standalone”. Essa nova geração da internet permite diversos avanços tecnológicos, como a realidade virtual, carros que dirigem sozinhos, entre outros.
A princípio, a cobertura 5G da área urbana de São Paulo será de 25%, na previsão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa (Gaispi). A capital paulista possui 1.378 antenas de 5G instaladas, enquanto há 4.592 de 4G.
De acordo com dados da GSMA, que representa operadoras móveis em todo o mundo, 70 países ofereciam internet 5G em janeiro deste ano, mas apenas 16 tinham o tipo “standalone”/ SA. Em todo mundo, ainda é predominante o 5G NSA, que tem maior velocidade na navegação, mas ainda não promove a revolução esperada.
Além de sua cobertura parcial, para utilizar o 5G é necessário ter um celular compatível e, segundo algumas operadoras, é necessária a troca do chip. O prazo para a conexão estar disponível em todos os municípios brasileiros com mais 30 mil habitantes é só em 2029.
🤳 TÁ CHEGANDO!
São Paulo será a quinta cidade a receber o 5G. A novidade chega na cidade paulistana na próxima quinta-feira (4). O 5G que funciona na faixa de frequência de 3,5 GHz será liberada em São Paulo após ter sido lançada também em Brasília, João Pessoa e Porto Alegre.
— Canaltech (@canaltech) August 2, 2022