Agência Nacional de Telecomunicações

Sinal 5G será ativado em São Paulo na quinta-feira (4)

Uma reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel, está prevista para esta terça-feira (2), para formalizar a autorização de ativação.

sinal-5g-sera-ativado-em-sao-paulo-na-quinta-feira-4
No mês de julho, o sinal do 5G puro foi ativado em quatro cidades (Créditos: Pixabay)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a partir desta quinta-feira (04) a ativação do sinal 5G na cidade de São Paulo. A capital paulista será a quinta cidade do país a ter o 5G puro, tecnicamente chamado de “standalone”.

Publicidade

O que faz o sinal 5G ser considerado puro é pelo fato de operar na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade e a menor taxa de latência. No mês de julho, o sinal do 5G puro foi ativado em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

Uma reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel, está prevista para esta terça-feira (02), para formalizar a autorização. Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal 5G. Após autorizado, as operadoras Claro, TIM e Vivo podem oferecer o serviço aos seus clientes no país.

De acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Anatel, os testes necessários para a aprovação já foram concluídos com sucesso em São Paulo. “Tudo concluído, instalação de filtros, testes, tudo certo, senão eu não marcaria a extraordinária para aprovar São Paulo”, afirmou Moreira.

Publicidade