Adriano Pires será o novo presidente da Petrobras

A saída do presidente da Petrobras, Joaquim Silva, acontece 17 dias após o aumento da gasolina e do diesel

adriano-pires-sera-o-novo-presidente-da-petrobras
Adriano Pires (Crédito: Pedro França / Agência Senado)

O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta segunda-feira (28), a indicação de Adriano Pires para a presidência da Petrobras e de Rodolfo Landim para a presidência do Conselho de Administração. A saída do atual presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, acontece 17 dias depois do aumento de quase 25% no diesel e quase 19% na gasolina.

Publicidade

Em 2021, a Petrobras teve o lucro recorde de R$ 106 bilhões. Luna, afirmava que a empresa não era responsável em segurar o aumento dos combustíveis. Segundo ele, o papel da Petrobras é por meio dos pagamentos de royalties e participações especiais. Ainda, o presidente da Petrobras dizia que o controle de preços poderia levar ao risco de desabastecimento do país.

O Ministério de Minas e Energia divulgou a seguinte nota: “O Ministério de Minas e Energia (MME) participa que consolidou a relação de indicados do Acionista Controlador (anexa) para compor o Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, a ter efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá em 13 de abril de 2022. A relação apresenta o Sr. Rodolfo Landim para o exercício da Presidência do Conselho de Administração e o Sr. Adriano Pires para o exercício da Presidência da Empresa. O Governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa.”

De acordo com o site do Governo Federal, Adriano José Pires Rodrigues é graduado em Economia, mestre em Planejamento Energético e doutor em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII. É Diretor-Fundador do Centro Brasileiro de InfraEstrutura – CBIE, onde coordena projetos e estudos para a indústria de gás natural, política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural.