Recuperação

Fabiana Justus revela os sintomas que sentiu ao descobrir câncer

Apesar de ter passado por dias difíceis, ela diz que o seu objetivo é trazer leveza e força pra quem está passando por isso

Fabiana
Fabiana Justus fala sobre sintomas da quimioterapia – Crédito: Reprodução / Redes Sociais

A influenciadora Fabiana Justus, filha do empresário Roberto Justus, foi diagnosticada recentemente com leucemia mieloide aguda (LMA). Esta semana, ela usou as redes sociais para compartilhar mais detalhes sobre a doença respondendo algumas perguntas de seus seguidores. Fabiana foi diagnosticada em janeiro deste ano e vem compartilhando o processo de tratamento em suas plataformas digitais.

Publicidade

Em uma das caixinhas de perguntas, um usuário perguntou como ela descobriu que estava com câncer. “Foi dia 22 de janeiro. Eu tinha passado o fim de semana com uma dor de cabeça e nas costas esquisita. Me sentindo esquisita. Na segunda, gravei o dia todo com a dor nas costas (bem intensa, vinha em ondas, tipo choques) na lombar e quadril. E aí comecei a sentir que estava com febre”, contou.

A publicação foi feita ao lado de uma foto que mostra Fabiana já no hospital, onde ficou por 34 dias. Ela ainda acrescentou que dois dias depois de ir ao pronto-socorro por estar se sentindo mal, começou com o tratamento de quimioterapia.

Respondendo outra pergunta, Justus disse que passou por “dias bem difíceis”. Ela seguiu contando sobre os sintomas que sentiu por conta do tratamento. Entre os efeitos, Fabiana conta que teve enjoo, fraqueza e mucosite. Segundo a influenciadora, a última foi a pior parte, “a mucosite pós transplante pega toda a língua, garganta, esôfago e intestino. Dói demais e demora para passar porque só passa com a pega da medula”.

Apesar de compartilhar toda a sua trajetória nas redes sociais, Fabiana diz que tenta trazer leveza para aqueles que estão passando pela mesma situação que ela, por isso não havia entrado em detalhes. “Eu acabei falando de leve… porque meu intuito aqui é trazer leveza e força pra quem ta passando por isso. Mas foram dias BEM difíceis”, revelou.

Publicidade

Fabiana já realizou o transplante de medula 

Recentemente a influenciadora compartilhou que realizou um transplante de medula óssea no dia 27 de março. O procedimento ocorreu graças a um doador, 100% compatível com Fabiana, quem ela chamou de “gêmeo de medula”.

Em seu perfil oficial no Instagram, revelou não saber a identidade do doador, mas que, mesmo assim, gostaria de lhe enviar uma carta aberta, agradecendo a boa ação. Na legenda da foto, ela disse que esta pessoa lhe deu uma segunda chance de vida.

“Querido doador. Ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos, mas eu já te considero tanto! Você doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Se todos no mundo fossem assim. Você só soube que sou adulta e que precisava com urgência. E você não hesitou. Foi lá, fez os exames necessários e doou”, começou.

Publicidade

Desde então, vem mostrando todo a sua caminhada na recuperação da cirurgia. “Sei que o transplante não acaba quando ele termina, que ainda tenho um caminho de cuidados pela frente, mas hoje eu estou comemorando meu novo aniversário. Minha nova chance na vida. E prometo viver com ainda mais gratidão e ainda mais amor do que eu já tinha. Se é que é possível”, escreveu. A influenciadora já está em casa com suas filhas e marido.

Na última semana ela fez um mielograma, exame feito para acompanhar o andamento do transplante, 29 dias após a cirurgia. A influenciadora agradeceu o apoio de seus seguidores e recebeu mais mensagens de suporte. “Que dê tudo certo amém!”, disse a atriz Tatá Werneck.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fabiana Justus (@fabianajustus)

Publicidade

O que é a leucemia mieloide aguda? 

A leucemia ocorre quando a medula óssea, o tecido que fica no interior dos nossos ossos, começa a produzir as células sanguíneas de forma desequilibrada e descontrolada. Ou seja, ela passa a construir estruturas imaturas e anormais que tomam o lugar das outras células sanguíneas na medula, no sangue e no sistema linfático.

Existem quatro tipos de leucemia, sendo a leucemia mieloide aguda o tipo mais comum em adultos. Mesmo assim, é considerada um câncer raro, em especial em pessoas com menos de 45 anos de idade, caso da influenciadora. A média de idade dos pacientes com a doença é de 68 anos.

Esse tipo de câncer tem esse nome porque atinge as células mieloides, que dão origem aos leucócitos, plaquetas e hemácias. O termo “aguda” indica que essa é uma forma agressiva de leucemia, na qual as células doentes se multiplicam rapidamente.

Os principais sintomas da LMA são: fadiga, cansaço, tonturas ou desmaios, dores de cabeça, palidez, infecções frequentes, febre, hematomas, manchas vermelhas na pele (petéquias), sangramentos, perda de apetite, perda de peso sem motivo aparente e o aumento do baço e do fígado.

Por se tratar de uma doença bastante agressiva, a leucemia mieloide aguda deve ser tratada assim que feito o diagnóstico. O tratamento varia de acordo com a idade do paciente, assim como fatores de risco citogenético e molecular.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.