sessão na alesp

Arthur do Val é cassado e fica inelegível por 8 anos

O ex-deputado era alvo de 21 representações pedindo sua cassação após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.

arthur-do-val-se-filia-ao-uniao-brasil-apos-deixar-o-podemos-por-escandalo-de-audios-vazados
O ex-deputado estadual Arthur do Val durante discurso na Alesp, em São Paulo (Crédito: Divulgação/Alesp)

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (17) a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). A sessão ainda está em andamento, mas atingiu os 48 votos mínimos necessários entre os 94 deputados estaduais da Alesp.

Publicidade

Mesmo tendo renunciado ao cargo em abril, Arthur do Val perde seus direitos políticos por oito anos. O ex-deputado era alvo de 21 representações pedindo sua cassação por quebra de decoro parlamentar, após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas.

“Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições, disse do Val em nota após deixar a Casa.

“Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos”, acrescentou o ex-deputado.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.