
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (6) que, se for reeleito, pode criar até três novos ministérios. A declaração foi feita em entrevista ao canal Agro+.
Bolsonaro foi questionado se pretende reativar o Ministério da Segurança Pública, que existiu no governo do ex-presidente Michel Temer, mas que no atual governo, foi incorporado ao Ministério da Justiça. Ele respondeu que, além da pasta da Segurança Pública, poderá recriar outras.
“Esse ministério da [Segurança Pública] foi estudado, pela extensão do Brasil, eu acho positivo o restabelecimento. Não só o desse, como alguns outros ministérios que não haja dúvida, Indústria e Comércio, por exemplo. Até a questão da Pesca pode ser estudado”, respondeu o presidente.
“Então, nós pretendemos é, em havendo uma reeleição, dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três, para que possamos melhor administrar o nosso país. Pela extensão do Brasil se justifica fazer isso daí”, completou Bolsonaro. Segundo o portal g1, nos últimos dias, o presidente já havia dito que pretendia recriar também o Ministério da Indústria.
Ao ser questionado sobre a participação em debates eleitorais, com os rivais de campanha, Bolsonaro respondeu que, por questão de estratégia, vai deixar essa decisão “em aberto”. “É uma questão de estratégia, o primeiro turno. Nenhum presidente participou. Então quero deixar em aberto isso daí”, disse o presidente. Nos últimos dias, ele já havia dito que avalia não comparecer a debates no primeiro turno das eleições.
Bolsonaro afirmou também que, se reeleito, pretende criar três novos ministérios. Citou 2: Pesca e Segurança Pública
Bolsonaro disse ainda que, em um eventual segundo mandato, “praticamente ninguém será mudado” e que Paulo Guedes “com toda certeza” será mantido. “Depende dele”.
— Daniel Carvalho (@danielcarvalho_) June 6, 2022