Encontro Bilateral

Bolsonaro se encontra com Biden na Cúpula das Américas

Durante a reunião, Bolsonaro disse que sente ameaçada a soberania do Brasil na Amazônia.

Bolsonaro se encontra com Biden na Cúpula das Américas
A Cúpula está envolvida num clima tenso pela exclusão de Cuba, Venezuela e Nicarágua do encontro (Crédito: Mario Tama/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um encontro bilateral, nesta quinta-feira (9), com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Cúpula das Américas que acontece em Los Angeles.

Publicidade

Durante a reunião com Biden, Bolsonaro disse que sente ameaçada a soberania do Brasil na Amazônia, além de enfatizar que o país consegue preservar o território da floresta:

“Muitas vezes nos sentimos ameaçados em nossa soberania nessa região [da Amazônia], mas o fato é que o Brasil preserva muito bem o seu território. Mais de 85% da Amazônia brasileira é preservada. Nossa legislação ambiental é muito estrita”, afirmou o presidente do Brasil durante a parte aberta à imprensa.

O tema da preservação ambiental era esperado pelos dois lados, bem como o das eleições presidenciais do Brasil. Bolsonaro disse que confia na democracia e que deseja um processo eleitoral “auditável”:

“Queremos eleições livres, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito. E tenho certeza de que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática.”

Publicidade

O encontro entre líderes de vários países do continente americano vai até amanhã, sexta-feira (10).

Publicidade