Eleições 2022

Voto impresso não é necessário para garantir lisura das eleições, diz Bolsonaro

Presidente comentava sobre as sugestões enviadas pelas Forças Armadas ao TSE sobre segurança nas eleições.

pgr-e-contra-investigar-bolsonaro-por-fala-sobre-sala-secreta-do-tse
Jair Bolsonaro (Crédito: Mateus Bonomi/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta quarta-feira (27) que a implementação do voto impresso não é necessária para garantir a lisura das eleições. A declaração ocorre em meio as conversas entre as Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre estratégias de validação e contagem dos votos no pleito deste ano.

Publicidade

“A gente espera que nos próximos dias o Tribunal Superior Eleitoral dê uma resposta às sugestões das Forças Armadas. Porque eles nos convidaram. Nós aceitamos, estamos colaborando com o melhor do que existe entre nós e essas sugestões todas foram técnicas, não se fala ali de voto impresso, não precisamos para garantir a lisura das eleições”, afirmou Bolsonaro.

O documento que Bolsonaro se refere é o “Plano de Ação para a Ampliação da Transparência do Processo Eleitoral”. Esse dossiê, que busca aperfeiçoar o sistema eleitoral, possui 81 páginas com as contribuições dos integrantes do Comitê de Transparência Eleitoral, colegiado composto por representantes, dentre outros, da Polícia Federal, OAB, academia e Forças Armadas.

Jair Bolsonaro alega a urgência de ter algum instrumento a seu alcance para confiar nas eleições, e cita uma das medidas, pedindo para que as Forças Armadas também tenham acesso à contagem de votos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.