
Zandor, de dois anos, é um cachorro da raça pastor-belga malinois que tem bom porte e faro muito aguçado. Na última semana, a equipe da Receita Federal da 7ª Região Fiscal tem Zandor como um “agente especial”: ele é o primeiro cão farejador de cédulas de dinheiro e drogas do Fisco.
O agente canino foi devidamente treinado para detectar notas de dólar e euro para coibir a evasão de divisas. Somente neste primeiro semestre de 2024, ele já realizou cinco apreensões no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, mais conhecido por Galeão, no Rio de Janeiro.
A Receita Federal informou que, agora, o agente canino da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da 7ª Região Fiscal atuará na alfândega do aeroporto do Galeão.
Treinamento do cão
Um agente humano da Receita federal é submetido a um treinamento detalhado e supervisionado. Com o cachorro agente não foi diferente.
Zandor precisou passar por um treinamento realizado pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNK9) da Receita. Este centro é composto por diversas fases, com duração de cerca de cinco meses no total.
O órgão informou que o desempenho docão é avaliado a cada fase até que “esteja pronto para atuar em qualquer cenário aduaneiro”.
Ele é o primeiro cão de faro formado pelo Centro Nacional de Cães de Faro para detecção de numerário. O pastor-belga foi treinado com cédulas de dinheiro picotadas para identificá-las e ajudar a coibir a evasão de divisas.
Segundo o portal Metropoles, o Fisco afirmou que nos próximos dois anos serão formados mais 50 agentes caninos para o trabalho de fiscalização aduaneira. Entre este, uma parcela irá apenas para detecção de divisas, em áreas “ainda em estudo”.
O nome Zandor
O nome do agente canino é familiar para a “galera” mais velha: Zandor é um personagem do desenho “Os Herculóides”, veiculado de 1967 a 1969, do antigo estúdio norte-americano de animação Hanna-Barbera.
Na série animada, Zandor, ao lado da esposa, Tara, e do filho, Dorno, protege o planeta de invasões de raças alienígenas. A família conta com a ajuda das “criaturas” Zok, Tundro, Igor, Gloop e Gleep.
🚨EM ANDAMENTO🚨 Durante a Operação Verão – 3ª Fase, com o emprego do cão farejador, a equipe do 2º BAEP apreendeu grande quantidade de drogas na Comunidade do Charms, em São Vicente/SP. Ocorrência sendo apresentada no 2º DP. #190PMESP pic.twitter.com/R9ABGIBCeR
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) February 21, 2024