Trabalho Heroico

Cão farejador ucraniano recebe medalha de honra de Zelensky

Patron ajudou a neutralizar mais de 90 dispositivos explosivos.

patrono-do-cao-farejador-de-bombas-ucraniano-recebe-medalha-de-honra-do-presidente-zelensky
Patron (Crédito: Reprodução / Instagram @patron_dsns)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky prestou homenagem a um cão farejador de bombas na Ucrânia, chamado Patron. Zelensky deu uma medalha de honra como reconhecimento aos esforços do cão para ajudar manter o país seguro em meio à invasão da Rússia. A premiação aconteceu enquanto o cão estava em Kiev, junto ao seu dono Myhailo Iliev.

Publicidade

De acordo com a NPR, como parte dos deveres do Patrono com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia (SES), o animal fareja explosivos não detonados, deixados para trás durante os ataques da Rússia. Patron, um Jack Russell Terrier de dois anos e meio, desde o início da guerra na Ucrânia ajudou a neutralizar mais de 90 dispositivos explosivos. O cãozinho ficou tão famoso que chegou a ganhar milhares de fãs nas redes sociais por suas habilidades e aparência doce.

Durante o evento, Zelensky disse que premiaria os heróis ucranianos que estão limpando as minas.  O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, também esteve presente no evento, pois estava em uma visita não anunciada à Ucrânia, segundo informou o USA Today.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

“Hoje, os socorristas ucranianos estão fazendo um trabalho muito importante de limpar nossa terra de minas inimigas. Eles também são ajudados pelo famoso sapador de quatro patas Patron @patron_dsns, que já encontrou 236 artefatos explosivos. Na presença de @justinpjtrudeau, ele presenteou todos eles com prêmios. Obrigado por seu serviço!”

Publicidade