
A nova pesquisa do Datafolha aponta que o Auxílio Brasil, de R$ 600, é visto como insuficiente pela maior parte da população. A medida do auxílio temporário é uma das principais apostas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para crescer nas pesquisas eleitorais.
A pesquisa foi feita de forma presencial, entre quarta (27) e quinta-feira (28), com a participação de 2.556 pessoas em 183 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o Datafolha, 56% dos entrevistados afirmaram que o valor de R$ 600 reais para o auxílio é insuficiente. Já 36% afirmou que o valor é suficiente e 7% avaliam a quantia como mais do que suficiente.
Entre os que recebem o benefício, 54% consideram o valor insuficiente, 38% avaliam como suficiente e 8% afirmam ser mais do que suficiente. Ao serem questionado sobre a motivação para o governo oferecer o pacote de benefícios, 61% dos entrevistados afirmaram que o principal objetivo é ganhar votos para o presidente Bolsonaro.
Outros 31% afirmaram que a motivação do governo é ajudar as pessoas que estão precisando. Já 6% indicam que veem as duas motivações em conjuntos e 2% não opinaram. Entre os que são beneficiados pelo Auxílio Brasil, 59% avaliam que a motivação principal é eleitoral e 32% destacam que o objetivo é ajudar os pobres.
Uma informação que pouca gente sabe: quem recebe Auxílio Brasil não perde o benefício por 2 anos caso comece a trabalhar com carteira assinada ou abra um MEI para se tornar empreendedor. Compartilhe! #CAIXA
— Daniella Marques (@soudanimarques) July 22, 2022