Nesta terça-feira (14), a Embaixada do Brasil na Inglaterra pediu desculpas à família de Dom Phillips por ter afirmado que os corpos do jornalista britânico e do indigenista Bruno Araújo Pereira teriam sido encontrados. A informação foi desmentida pela Polícia Federal e por grupos indígenas que participam das buscas no Vale do Jaguari, no Amazonas. O jornalista e o indigenista estão desaparecidos há 9 dias.
“Não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos”, disse a PF.
Em nota publicada pelo Itamaraty e endereçada ao site de notícias UOL, O Ministério das Relações Exteriores retificou o erro:
“[O embaixador do Brasil na Inglaterra] Fred Arruda pediu desculpas por terem sido repassadas informações que se mostraram incorretas.”
Segundo apuração do The Guardian, em Londres, Fred Arruda enviou uma mensagem de desculpas diretamente à família dizendo:
“Nós lamentamos profundamente que a embaixada passou ontem para a família [de Dom Phillips] uma informação errada (…) Houve precipitação por parte da equipe. Todos os esforços seguem concentrados nas operações de busca.”
Na manhã desta terça (14), a família de Dom soltou uma nota dizendo que teria recebido a informação de Roberto Doring, conselheiro da embaixada brasileira em Londres. Roberto afirmava que teria recebido uma “atualização de um contato oficial brasileiro”.
“Fomos informados por telefone que dois corpos haviam sido encontrados, mas que, devido ao fato de ainda ser manhã no Brasil, nenhuma identificação teria ocorrido”, disse a família.
Embaixador brasileiro pediu desculpas à família de Dom Phillips por dizer que corpos foram encontrados: “Lamentamos profundamente que a embaixada tenha passado à família ontem informações que não se provaram corretas”, disse Fred Arruda. https://t.co/PA4sh7ipR2
— Cecília Olliveira (@Cecillia) June 14, 2022