VIOLÊNCIA SEXUAL

Entenda o caso da jovem que foi morta em festa universitária

Um segurança da UFPI, disse em depoimento à polícia, que realizava vistoria no setor de matemática da instituição, quando avistou dois rapazes caminhando com o corpo da jovem nos braços.

Entenda o caso da jovem que foi morta em festa universitária
(Crédito: Reprodução/ Redes sociais)

A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi encontrada morta após ser abusada sexualmente, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante uma festa no campus neste último sábado (28). Um outro estudante, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, foi preso como principal suspeito do crime.

Publicidade

De acordo com reportagem do g1, Thiago disse que manteve relações sexuais consentidas com Janaína e que ela teria batido a cabeça no chão. Ele disse que conhecia a vítima e que já haviam “ficado” antes. Na festa se encontraram, por volta das 2h da manhã, e resolveram ir para uma sala de estudos. Lá praticaram o ato sexual, onde a vítima teria batido a cabeça.

O estudante afirma que ambos adormeceram e ao acordar, ele percebeu que Janaína estava morta, posteriormente mandou mensagem para um amigo que o ajudou a transportar o corpo.

Um segurança da instituição, em depoimento à polícia, disse que por volta de 9h40 deste sábado (28), quando realizava vistoria no setor de matemática da instituição, avistou dois rapazes – Tiago e um colega – caminhando. Um deles estava a jovem nos braços.

Ao abordá-los, o segurança disse ter percebido que a jovem não tinha pulsação. O segurança perguntou “essa moça está morta, o que houve?” e o rapaz respondeu que a estudante havia bebido muito. Durante o intervalo em que conversava com o rapaz, o colega de Thiago teria dito que “bebida mata”.

Publicidade

O segurança destacou que Thiago aparentava estar nervoso e apreensivo e levou o suspeito e a jovem para uma unidade hospitalar.

VESTÍGIOS DO CRIME

De acordo com o delegado do caso, Francisco Costa, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. Na sala, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue.

Os materiais foram apreendidos. Segundo o delegado, embora o suspeito tenha sido visto com um colega, as investigações apontam que a jovem foi violentada e morta por apenas uma pessoa.

Publicidade

Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual, a declaração de óbito aponta que a causa da morte de Janaína foi trauma raquimedular por ação contundente, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte. Ou, seja, ela teve o pescoço quebrado “por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso”.

O QUE DIZ A UNIVERSIDADE?

No fim de semana, a UFPI lamentou a morte de Janaína e informou que o evento não tinha autorização para ocorrer. A universidade disse, ainda, que o reitor determinou a instauração de um processo administrativo para a apuração dos fatos.

A universidade divulgou uma nota informando a suspensão das atividades acadêmicas nesta segunda-feira (30) em função da morte da estudante.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.