DESLIZAMENTO NO PARANÁ

Equipes de resgate chegam a carros soterrados na BR-376

Corpo de Bombeiros estima que o número de possíveis desaparecidos pode ser menor do que os 30 previstos anteriormente.

equipes-de-resgate-chegam-a-carros-soterrados-na-br-376
(Crédito: Albari Rosa/AEN)

Nesta quinta-feira (1º), as equipes de resgate chegaram à área onde há carros soterrados pelo deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. Cerca de 7 mil metros cúbicos de massa terrosa foram retirados do local durante a madrugada.

Publicidade

As informações foram confirmadas pelo Governo do Paraná em boletim divulgado nesta manhã. Com o avanço, o número estimado de desaparecidos foi reduzido para menos de 30 pessoas. Antes, o Corpo de Bombeiros trabalhava com pelo menos 30 vítimas.

Segundo o governo estadual, a nova estimativa leva em consideração dados como redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais. Até agora, os números da tragédia permanecem em dois corpos retirados do local e seis pessoas resgatadas, uma delas com ferimentos.

O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando na garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas. Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5 mil metros cúbicos.

Publicidade

Os serviços agora passam pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes. Elas irão iniciar a fase de busca por setores onde serão feitas varreduras em todos os veículos, além da continuidade no processo de remoção de resíduos.

No ponto mais delicado se encontram bombeiros, cães de buscas e o maquinário da concessionária. Esta missão é extremamente sensível e demorada, por causa do constante risco que as equipes estão expostas.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.