Frente fria avança e pode trazer tempestades severas ao Sul do Brasil!

Uma frente fria vai trazer chuva e temporais para os três estados do Sul do Brasil

Frente fria avança e pode trazer tempestades severas ao Sul do Brasil!
Frente fria avança e pode trazer tempestades severas ao Sul do Brasil! – Crédito: UOL

Uma frente fria está prestes a mudar o tempo no Sul do Brasil entre hoje e quarta-feira, trazendo nuvens carregadas, chuva e temporais isolados para os três estados da região. A previsão é de que o sistema frontal se desloque lentamente, causando instabilidade que atingirá algumas áreas apenas na quarta-feira.

Publicidade

A instabilidade pré-frontal já começou a trazer chuva isolada nesta segunda-feira para pontos no Sul do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, espera-se uma mudança mais ampla no tempo, com chuva em um maior número de cidades. Vamos entender melhor como essa frente fria irá se comportar nos próximos dias.

Tempestade Iminente: Frente fria e ciclone extratropical devastam o sul do Brasil!
Tempestade com raios – Crédito: Freepik

Como a frente fria impactará o tempo nos estados do Sul?

Um sistema frontal ganhará atividade ainda entre a madrugada e a manhã de terça-feira no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, trazendo chuva e trovoadas. Nas demais regiões, o sol ainda aparecerá com nuvens, e a temperatura se elevará rapidamente devido ao vento Norte e à fumaça vinda do Norte da América do Sul.

No decorrer do dia, a frente fria atuará mais fortemente no Oeste e no Sul do estado, o que permitirá uma elevação acentuada na temperatura na Metade Norte, com muito calor em regiões do Noroeste e Norte gaúcho. À medida que a frente migra lentamente para o Norte, nuvens aumentarão e a chuva deverá alcançar várias cidades do Centro e pontos da Metade Norte.

Qual será a abrangência da frente fria nos próximos dias?

Na quarta-feira, a frente fria ganhará atividade sobre novamente a Metade Norte do Rio Grande do Sul, trazendo chuva para pontos de Santa Catarina e do Paraná. Na Metade Sul gaúcha, a instabilidade diminuirá, mas em alguns pontos ainda deve chover. No Oeste, o tempo começará a firmar.

Publicidade

Na quinta-feira, a frente fria se deslocará mais para o Norte e perderá força. Choverá de forma isolada em vários pontos de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Contudo, o tempo começará a melhorar em áreas dos estados paranaense e catarinense. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predominará.

Será que a chuva será intensa?

A passagem da frente fria provavelmente não trará volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil. Embora as precipitações possam ser um pouco altas em algumas localidades, com marcas perto e acima de 50 mm, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul, não se espera uma repetição do que ocorreu na semana passada na Metade Sul, quando caíram mais de 300 mm em algumas regiões.

Isso significa que haverá risco de temporais severos?

O risco de tempo severo é menor do que na última semana, mas não está completamente descartado. A frente fria avançará em uma atmosfera muito aquecida, o que pode resultar em tempestades de granizo e vento forte. Esses eventos tendem a ser localizados nos três estados do Sul e ocasionalmente podem ser fortes a severos de forma muito isolada.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.