CUIDADO COM OS VALETS

Golpe do manobrista: saiba como se proteger deste crime

Motoristas devem se atentar à confiabilidade de estabelecimentos.

golpe-do-manobrista-saiba-como-se-proteger-deste-crime
Motoristas podem estar correndo risco ao não se atentar à segurança dos bens (Crédito: Canva Fotos)

O golpe do manobrista vem assustando os motoristas que utilizam este tipo de serviço no dia a dia depois de alertas nas redes sociais.

Publicidade

Mensagens descrevem como bandidos conseguem clonar os controles de garagem de prédios e casas, além de procurar por documentos que possibilitem a identificação dos endereços dos respectivos dispositivos. Depois da clonagem, assaltantes deixam apenas o clone e utilizam o original para invadir as residências.

Relatos na internet chamam a atenção porque, apesar de ser um risco, normalmente os motoristas não se atentam para a quantidade de informações que deixam expostas ao entregar o controle do carro para terceiros. É necessário, portanto, se atentar para algumas medidas de segurança que podem ajudar a evitar o golpe do manobrista.

  • Evitar deixar informações e bens pessoais à disposição das pessoas que entram no carro, como manobristas e prestadores em geral;
  • Atentar-se à procedência e confiabilidade dos serviços de estacionamento e manobra de veículos;
  • Verificar as regras de funcionamento dos estabelecimento. Apesar de a lei dizer que as empresas devem responder por danos ou furtos no estacionamentos (súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça), a reunião de provas pode dificultar o processo;
  • É importante fazer o registro de todos os bens removíveis presentes no veículo, com fotos, antes de entregar o veículo para algum serviço.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.