Programa de Parcerias de Investimentos

Governo formaliza inclusão da Petrobras para estudos de privatização

O movimento está alinhado com o anúncio anterior do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que afirmou no início do mês que uma de suas primeiras medidas à frente do cargo seria a solicitação de estudos para eventual privatização.

governo-formaliza-inclusao-da-petrobras-para-estudos-de-privatizacao
Logo Petrobras em prédio (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)

O Ministério de Minas e Energia anunciou na noite desta segunda-feira (30), que formalizou ao Ministério da Economia o pedido de inclusão da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), visando estudos para uma privatização.

Publicidade

“A qualificação da Petrobras no PPI tem como objetivo dar início aos estudos para a proposição de ações necessárias à desestatização da empresa, os quais serão produzidos por um comitê interministerial a ser instituído entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia”, afirmou a pasta por meio de nota.

O movimento está alinhado com o anúncio anterior do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que afirmou no início do mês que uma de suas primeiras medidas à frente do cargo seria a solicitação dos estudos sobre a privatização da Petrobras. “A proposta é oportuna devido à conjuntura energética corrente, em face da situação geopolítica mundial, das discussões sobre o ritmo da transição energética e do realinhamento global dos investimentos”, acrescentou o ministério.

Segundo o portal Uol, para o ministério “o processo é fundamental à atração de investimentos para o país e para a criação de um mercado plural, dinâmico e competitivo, o qual promoverá ganhos de eficiência no setor energético e uma vigorosa geração de empregos para os brasileiros”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.