Jerome Cardier, presidente da Latam Brasil, acredita que os preços das passagens aéreas devem aumentar em decorrência da Guerra na Ucrânia. Nesta sexta-feira (4), o conflito chega a seu nono dia.
“É uma pena, especialmente em um momento no qual o que mais queremos é voltar a voar”, afirmou Cardier. O preço do combustível utilizado em aeronaves acompanha a cotação do petróleo em dólares no mercado internacional, o que de acordo com o portal Uol é a primeira preocupação exposta por Jerome Cardier.
“Pelas primeiras reações, o impacto nos custos das companhias aéreas é inegável. Infelizmente na situação em que está o setor, estes aumentos vão impactar os preços das passagens”, concluiu o presidente da Latam. Além disso, demais matérias-primas necessárias para a aviação também podem ficar mais caras, sobretudo aquelas que são produzidas nos países envolvidos no conflito.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Aumento no barril de petróleo põe governo Bolsonaro na defensiva
— Correio Braziliense (@correio) March 4, 2022
Barril acima dos US$ 110 aumenta a pressão para a tomada de uma decisão que não atinja em cheio o bolso do consumidorhttps://t.co/EJCoKhSg0J pic.twitter.com/GIJAUHz6hw