Lula parabeniza Gilberto Gil por eleição na Academia Brasileira de Letras

Gil foi eleito “imortal” da ABL na quinta-feira (11)

Lula parabeniza Gilberto Gil por eleição na Academia Brasileira de Letras
Créditos: Reprodução Twitter Lula/ricardo stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta sexta-feira (12), o cantor e compositor Gilberto Gil pela eleição à Academia Brasileira de Letras (ABL).

Publicidade

Através das redes sociais, Lula relembrou o período em que Gil foi ministro da Cultura, durante os anos de 2003 a 2008.

“Dos tempos de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, agora imortal pela Academia Brasileira de Letras. Parabéns, companheiro Gilberto Gil! Patrimônio cultural do povo brasileiro!”, escreveu o ex presidente.

Gilberto Gil

Gilberto Gil é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical cuja obra se confunde com a própria música brasileira. Entre 1998 e 2019, ele recebeu 9 prêmios Grammys, segundo a sua página oficial. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz“, pela Unesco.

Publicidade

São dele os clássicos “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir”, “A Novidade”, “Cálice”, “Esotérico”, “Divino Maravilhoso”. Ele tem uma extensa discografia com mais de 60 álbuns e quase 4 milhões de cópias vendidas.

Gilberto Gil também escreveu e publicou livros sozinho e em parceria com outros autores. Entre as obras estão “Gilberto bem Perto”, “Disposições Amoráveis” e “Cultura pela palavra: artigos, entrevistas e discursos dos ministros da cultura 2003-2010”.

O artista é, atualmente, o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL. O outro imortal é o escritor e professor Domício Proença Filho, que foi presidente da academia em 2016 e 2017.

Publicidade

Antes, a cadeira 20 estava ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. Outros ocupantes foram Salvador de Mendonça (fundador) – que escolheu como patrono Joaquim Manuel de Macedo –, Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

Confira abaixo o pronunciamento de Gilberto Gil nas redes sociais